eventos e notícias

Obra Social Salesiana promove circulação teatral Em destaque
Foto: Mojo Filmes / Divulgação

Em 2022, a obra social salesiana Fundação Menino Jesus, em Ponte Nova (MG), se lança a uma nova oportunidade, advinda das leis de incentivo. Mantendo seu compromisso de promover e incentivar a autoestima por meio da arte, a instituição inicia uma circulação teatral que vai além de textos e performances, ancorando nas virtudes o cerne de sua essência. Para ensinar, explicar e exemplificar a humanidade, a sabedoria e a responsabilidade humana, o primeiro ciclo de seu primeiro projeto cultural, Teatro das Virtudes em Ponte Nova, acontece entre os dias 28 e 30/03. A instituição recebe uma sessão e uma peça — que pode ser O Homem, A Rainha Sábia ou Eureka — com tradução simultânea em libras para inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

 

Por definição, virtude é a conformidade com o bem. Portanto, as peças revelam-se como um exercício lúdico da prática de cada um dos conceitos, referenciando tudo o que é positivo (seja algo natural, seja algo adquirido) para a formação do caráter e o desenvolvimento humano. É exatamente isso o que pauta o trabalho de Sandra Sahd, escritora dos livros que baseiam as peças. Desde 2019, autora e atores ultrapassam os limites de Campinas (SP) para disseminar as virtudes para outros públicos de outras cidades brasileiras. “Fomentar as virtudes é uma construção diária e quase sempre difícil de ser vista, justamente por trabalhar com conceitos que tocam as pessoas de forma subjetiva. Partimos de um conceito que, sim, tem um significado objetivo, mas também potencializa as emoções que surgem a partir daquilo que se interpreta. E nada melhor do que usar a arte para transmitir significados, sendo ela um importante veículo para a divulgação, expressão e problematização das pautas do dia a dia. Para além desse pano de fundo, trazer os teatros para Ponte Nova foi uma decisão única e exclusivamente embasada no trabalho que a Fundação Menino Jesus já realiza e que é pura essência de virtude ”, pontua a autora Sandra Sahd.

 

O projeto ainda fará outras três apresentações em escolas públicas da cidade, além de um grande espetáculo — também gratuito e aberto ao público. Cada escola visitada ainda receberá um kit com livros de Sandra para enriquecer o acervo bibliotecário local. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Teatro das Virtudes em Ponte Nova é uma iniciativa da Fundação Menino Jesus, realizada pelo Ministério do Turismo (via Secretaria Especial de Cultura), com produção de Sandra Sahd e patrocínio das empresas Bartofil e Bradesco. O projeto conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Comunicação de Ponte Nova.

 

 CONHEÇA AS PEÇAS 

 

O HOMEM + Virtude da Humanidade - Narra a história de um homem que encontra uma lâmpada maravilhosa; dentro dela sai uma “gênia' disposta a realizar um desejo. Porém, para ter seu pedido realizado, o homem precisa provar que é uma pessoa verdadeiramente boa — condição precípua para ter aquilo que quer. Durante a peça, ele revê algumas ações de seu passado que deixam claras as oportunidades que perdeu para agir de maneira positiva com o próximo. Isso o faz refletir sobre as ações que são realmente importantes, De forma dinâmica, poética e lírica, a peça nos convida a reviver nossas ações passadas e agir de forma mais positiva e construtiva no presente, destacando a virtude da humanidade como elo de empatia para com o próximo.

 

A RAINHA SÁBIA + Virtude da Sabedoria - O espetáculo narra a difícil tarefa de uma rainha que precisa escolher o sucessor de seu administrador real. Para isso, ela seleciona três candidatos que serão testados em relação à sua honestidade, integridade e ética. De maneira leve e divertida, o espetáculo apresenta as diferentes oportunidades que os personagens da trama tiveram para utilizar suas virtudes, gerando uma reflexão sobre o que vale a pena sacrificar para se atingir um objetivo. A sabedoria é a virtude trabalhada nesta peça.

 

EUREKA + Virtude da Responsabilidade - Discutindo a responsabilidade nas relações interpessoais, a peça interliga a história de um doutor que dá vida a uma menina-robô, com a de um casal que não pode ter filhos e entra na fila de adoção. Abordando a responsabilidade e a importância dos laços que criamos nas relações cotidianas, o espetáculo revela como a menina encara os desafios de qualquer criança normal — como descobrir o mundo que a cerca dentro e fora de casa, o desafio de lidar com suas limitações e como reagir de maneira saudável com o mundo que vivemos. Repleta de momentos emocionantes e profundos, a peça nos convida a refletir melhor sobre o cuidado que precisamos ter conosco e com as pessoas que estão a nossa volta.

 

  

 

 SERVIÇO 

 

Local: Teatro das Virtudes em Ponte Nova (Ciclo 1)

Peças: O Homem, A Rainha Sábia e Eureka

Local: Escola Municipal Otávio Soares | Pç. Getúlio Vargas, 38, Centro — Ponte Nova/MG

Data e Hora: Segunda-feira, 28 de março de 2022, às 14h

 

Local: Escola Municipal Senador Miguel Lana | R. Tocantins, 60, São Pedro — Ponte Nova/MG

Data e Hora: Terça-feira, 29 de março de 2022, às 14h e Quarta-feira, 30 de março de 2022, às 08h

 

Os eventos são gratuitos e abertos ao público

 

 SOBRE A FUNDAÇÃO MENINO JESUS 

 

Presente há 72 anos na cidade de Ponte Nova, a Fundação Menino Jesus contribui para a formação cidadã de crianças, adolescentes, jovens e famílias de todos os segmentos sociais, de maneira especial àquelas em situação de vulnerabilidade. Inserida em diversos contextos socioculturais, há mais de 15 anos oferece o projeto NASCER, o qual promove atividades de incentivo à autoestima através da educação pela arte e pelo atendimento de qualidade.

 

Sabia que você pode contribuir com as ações da obra social salesiana Fundação Menino Jesus, em Ponte Nova (MG), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Obra Social Salesiana Fundação Menino Jesus, Ponte Nova (MG)