eventos e notícias

Dia de Doar UPV - Um vasto movimento em favor da juventude É Festa!
Foto: Divulgação

O Dia de Doar é um grande movimento global para promover a doação, favorecendo a construção de um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas, celebrando o prazer e o hábito de doar. Nesse contexto, na última terça-feira (30), às 20h (horário de Brasília), aconteceu, no canal oficial da Rede Salesiana Brasil no YouTube, a grande live musical do Dia de Doar UPV que, apesar do nome, não celebra apenas o dia destinado ao incentivo de doações, mas todo o trabalho desenvolvido pelas obras sociais salesianas do Brasil, durante os meses anteriores, na busca de intensificar a generosidade das populações locais em prol de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

 

Este é o segundo ano em que a Rede Salesiana Brasil, a partir do movimento União Pela Vida (UPV), adere ao Dia de Doar com o nome “Dia de Doar UPV”. Este ano, assim como no ano anterior, o evento contou com as participações especiais da dupla Pedro Vitor & Mariana e do cantor Jean Lopes, os quais trouxeram uma setlist com músicas bastante variadas que permitiram momentos orantes e muitos momentos dançantes. Desta vez, a Ir. Celene Couto (FMA), da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, foi a grande host do evento, trazendo muita animação, salesianidade e interação com o público.

 

Ainda como participações pontuais da live musical, o Dr. Falador, personagem criado pelo voluntário e padrinho da obra social salesiana Oratório Diário Madre Madalena Morano, de Barbacena (MG), Marcelo de Barros Pinto, enviou uma mensagem especialmente para a live, trazendo um pouco do poder instantâneo da doação. “...a cada doação, mais feliz fica esse coração, e a cada momento de gentileza, mais gentileza vem para essa vida e fica tudo uma beleza. É assim o doar! Quando a gente doa, a gente recebe automaticamente. Não é amanhã, nem depois, a gente recebe na hora, a gente recebe a gratidão e a gratidão é poderosa, assim como a gentileza, assim como o ato de doar”.

 

Ao final do evento, o Captador de Recursos da União pela Vida, Phelipe Sales, também deixou sua mensagem, desta vez, em agradecimento às equipes das obras sociais salesianas de todo o Brasil pelo engajamento diário em prol da juventude, além de todos os benfeitores e benfeitoras que apoiam as ações salesianas em todo o país. “Inicialmente, a importância do Dia de Doar UPV para nós é para somar com o objetivo do evento global: Promover uma cultura de doações nos países. Queremos também, por meio deste projeto, criar um relacionamento com nossa comunidade, trazê-los para mais perto, para dentro da nossa casa, apresentando nossas atividades e contagiando-os com nosso carisma, assim, conseguiremos com que as pessoas que queiram doar ou se doar por alguém, o façam pelos nossos atendidos e atendidas. Além disso, unimos forças, trabalhamos em Rede e nos fortalecemos enquanto Ação Social, isso faz toda a diferença, pois quando compartilhamos nossas iniciativas, os nossos resultados, a alegria reina em todo o Brasil e isso nos motiva a continuar firmes na missão de trazer esperança e dignidade para nossa juventude”, diz Phelipe. 

 

Ao todo, o período da campanha Dia de Doar UPV arrecadou:

 

R$ 836.235,00 em dinheiro / 107.151kg de alimentos / +7 mil horas de trabalho voluntário

 

As ações do Dia de Doar UPV beneficiaram mais de 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade por todo o Brasil. 

 

A edição 2021 do Dia de Doar UPV contou ainda com o apoio da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo (ADCE) que, em grande espírito de doação, ajudou a tornar possível o evento deste ano.

 

Para conferir a gravação da live musical Dia de Doar UPV, clique aqui.

 

      

 

 Como surgiu o Dia de Doar? 

 

No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte deste movimento global, que hoje conta com 75 países participando oficialmente.

 

Lá fora, o Dia de Doar tem o nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as Black Friday e Cyber Monday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day).

 

Aqui no Brasil, quem organiza e lidera a mobilização é a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), sendo o Dia de Doar realizado em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações do diadedoar.org.br