eventos e notícias

Primeiro dia do ENAS 2021 Institucional
Fotos: RSB-Social

Na manhã desta terça-feira (19), teve início, em formato totalmente on-line, o Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2021. Retomando o tema do ano anterior: “Novos desafios em tempos de esperança: ressignificando nossa missão!”, o evento busca mobilizar os membros da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), como mecanismos de articulação, integração e fortalecimento das Obras e Presenças Sociais salesianas para serem respostas aos desafios eminentes neste contexto de pandemia e pós pandemia.

 

O ENAS 2021 conta com o apoio do formador da RSB-Social, Eduardo dos Santos Batista, que será o facilitador de todos os 3 dias do encontro. O primeiro dia foi iniciado com uma fala de Acolhida e boas-vindas da diretora-executiva da RBS e RSB/Social, Ir. Silvia Aparecida da Silva, que lembrou a importância da ação salesiana no Brasil, especialmente neste período de pandemia e pós pandemia. “Nós queremos, juntos, buscar respostas para esses tempos difíceis que a pandemia da COVID-19 nos trouxe, mas, ao mesmo tempo, aproveitar para ressignificar as nossas presenças com o objetivo de fortalecer a nossa missão educativa. Nós já podemos experimentar as mudanças acontecendo [...] Quanta criatividade! Quantas vezes nós tivemos que nos apropriar de algo novo para não deixar os nossos educandos sozinhos nesse um ano e sete meses de pandemia?”

 

 

 

Em seguida, os participantes do ENAS puderam contar com mensagens diretamente de Roma da Vice Presidente da Rede Salesiana Brasil, Ir. Teresinha Ambrosim, e da Referente para a Ação Social, Ir. Carmelita Conceição, que estão reunidas na Itália para o 24º Capítulo Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), mas fizeram questão de enviar suas mensagens aos participantes do encontro.

 

 

 

A oração inicial do primeiro dia do evento ficou por conta dos Animadores Inspetorias da ação social, Pe Sebastião A. Camargo, Rosemeire Gomes Silva e Ana Lúcia S. Batista. O trio apresentou uma retomada do início da ação salesiana com a juventude desde a época de Dom Bosco e Madre Mazzarello, até a caminhada da Congregação hoje.

 

   

 

A primeira palestra do dia ficou por conta do Diretor-Executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), João Paulo Vergueiro, com o tema: “Em rede por uma obra sustentável”. João trouxe todo um panorama da doação no Brasil, além de direcionamentos valiosos para apoiar as estratégias de captação de recursos nas obras sociais salesianas do Brasil. “Captação de Recursos é, acima de tudo, planejamento. E o documento que expressa o planejamento da captação de recursos, nós chamamos de Plano de Captação.”

 

Após o intervalo, o ENAS contou com as contribuições da Analista de Responsabilidade Social do Instituto Bancorbrás, Leandra Santos, que trouxe um tema de grande relevância para as obras sociais salesianas: “O que me leva a investir em uma Obra Social”, trazendo qual é a visão de uma empresa antes de decidir apoiar ou não uma obra social. “A gente tem ouvido muito essa palavra ‘Governança’ [...] e a gente sempre traz essa questão porque é fácil conquistar um parceiro, mas, às vezes, não é fácil mantê-lo, porque eu posso até mostrar um bom projeto, mas se eu não tiver uma boa governança, se eu não tiver uma boa prestação de contas, uma boa transparência, ele vai observar essa fragilidade no meio do caminho e não vai continuar.”

 

 

Seguindo a fala da Leandra, o ENAS 2021 contou com a participação do Captador de Recursos da RSB-Social, Phelipe Sales, que trouxe uma apresentação voltada para o fortalecimento das obras sociais salesianas a partir das ferramentas já oferecidas pela RSB como o Bússola, o movimento União pela Vida (UPV), as parcerias com as demais instituições salesianas, e a importância do fortalecimento do trabalho em rede. “A Rede Salesiana Brasil é a nossa grande força motriz! E atenção para a nossa capilaridade nacional: temos dez inspetorias e dentro delas, temos diversas presenças [...] A captação de recursos precisa ter essa dimensão de conseguir enxergar os potenciais que hoje a Rede Salesiana Brasil tem”.

 

  

 

A finalização do primeiro dia do evento contou com uma palavra de agradecimento da Ir. Silvia, seguida pela oração final com os mesmos Animadores Inspetorias da ação social, Pe Sebastião, Rosemeire e Ana Lúcia, os quais trouxeram um momento de reflexão sobre a ação social salesiana no Brasil a partir de uma comparação com a chama das velas que iluminam a escuridão.

 

O Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2021 continua nos dias 20 e 21 de outubro, em formato totalmente on-line.

 

Confira todos os detalhes do segundo dia do ENAS clicando aqui.

 

Confira todos os detalhes do terceiro dia do ENAS clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação