eventos e notícias

Obra Salesiana de Itajaí completa 60 anos É Festa!
Fotos: Parque Dom Bosco, Itajaí (SC)

A obra social salesiana Parque Dom Bosco, em Itajaí (SC), completou 60 anos no dia 25 de março. E foi com muita alegria e, claro, seguindo todos os cuidados de prevenção à COVID-19, que a data foi celebrada. Além de bolo e parabéns, foi realizado um recreio cultural feito pelos próprios educandos e educadores, mostrando os diversos talentos presentes na obra.

 

No dia 26, foi realizada uma comemoração que foi transmitida, ao vivo, na página da obra social no Facebook. Na celebração, a instituição recebeu uma placa de moção honrosa da Câmara de Vereadores de Itajaí, representada pelo vereador Beto Cunha. Ainda no mesmo dia, foi realizada uma live para comemorar a data, momento que contou com a apresentação de educandos, via chamada de vídeo ou vídeo gravado, e sorteio de brindes.

 

Seguindo a missão de acolher, educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade na cidade de Itajaí, a obra dá continuidade ao legado de Dom Bosco de formar bons cristãos e honestos cidadãos.

 

Para contribuir com as ações da obra social salesiana Parque Dom Bosco, em Itajaí (SC), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

 

 

 60 anos transformando histórias 

 

A presença dos salesianos em Itajaí teve início em 1956, quando o Pe. Pedro Baron e o clérigo Agenor dos Passos assumiram a direção do Ginásio de Itajaí, que, até então, era de uma Sociedade Anônima. A partir daí, o colégio passou a pertencer à Congregação Salesiana pela Inspetoria Salesiana São Pio X, passando a chamar-se Colégio Salesiano de Itajaí.

 

Em 25 de março de 1961, nas proximidades do bairro Matadouro, foi fundado o Parque da Juventude Dom Bosco, pelo salesiano Ir. Aquilino Minella. Até então, o Parque da Juventude tinha finalidade pastoral e evangelizadora onde os jovens aprendiam bons costumes e um ofício. Foi a partir de 1963 que agregou aos seus trabalhos o caráter social, oferecendo cursos de corte e costura, barbeiro, serviços de farmácia e ambulatório. Com o passar do tempo, outros cursos foram sendo oferecidos, como artes gráficas, mecânica automotiva, marcenaria, cabelereiro, informática, panificação, horta, datilografia, assistente administrativo e logística. Além disso, teve alguns de seus anos, também marcados pelo atendimento às crianças através do berçário, educação infantil e oficinas de contra turno.

 

Em 1974, o Parque Dom Bosco transformou-se em Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação, ampliando suas ações. O desenvolvimento do Parque contou desde o início com o auxílio constante do salesiano Ir. Aquilino Minella, que dedicava seu tempo, aos sábados e domingos, para trabalhar com os meninos e meninas da comunidade em atividades de evangelização e esporte com apoio do Pe. Antônio Possamai.

 

Sua história ao longo dos 60 anos é marcada por oportunizar um espaço de formação integral e promoção de valores, com acesso a direitos como cultura, educação, esporte e orientação profissional, amenizando as desigualdades e promovendo a inclusão social.

 

Para contribuir com as ações da obra social salesiana Parque Dom Bosco, em Itajaí (SC), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Obra Social Salesiana Parque Dom Bosco, Itajaí (SC)