eventos e notícias

Programa de Mentoria Gera 50 Novas Oportunidades Boas ações
Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Em 2020, o Programa Competências para a Vida, que incentiva o desenvolvimento e fortalecimento de competências socioemocionais em jovens de 16 a 25 anos, através de dinâmicas e mentorias, oferecendo-lhes experiências de mundo do trabalho, rompeu um novo desafio envolvendo as empresas parceiras para apoiar os jovens no enfrentamento das consequências negativas da pandemia na educação e nas perspectivas de trabalho.

 

Preocupado com a situação de vulnerabilidade social e econômica dos jovens brasileiro, o Programa chega até o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), em Jaboatão dos Guararapes (PE), via parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) e Projeto Coletivo Jovem. Nos meses de agosto e outubro, formaram-se 45 jovens em duas turmas, destes, 28 foram inseridos no mercado de trabalho.

 

Já para 2021, o Competências para a Vida estruturou e sistematizou sua metodologia. Atendendo, no primeiro ciclo do programa, 50 jovens alunos e ex-alunos do CEDB Jaboatão, realizando encontros on-line semanais, sob orientações de um educador da United Way Brasil, da educadora do CEDB, Renata Cruz, e apoio pedagógico da Sra. Fernanda Santana, junto à gestão administrativa do Sr. Valdecir Urbano.

 

Além das interações com educadores, os jovens terão acesso a quatro sessões de mentorias, em subgrupos com cinco a seis jovens, acompanhados por mentores voluntários e colaboradores das empresas parceiras do programa. Os mentores têm papel fundamental na formação dos jovens, que se referenciam nas experiências e vivências desses profissionais para refletir sobre o que querem conquistar nas suas trajetórias pessoal e de trabalho.

 

Para contribuir com as ações da obra social salesiana Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), em Jaboatão dos Guararapes (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga