eventos e notícias

Inclusão Digital na Aprendizagem Profissional  Em destaque
Foto: Centro Salesiano do Menor de Goiânia (GO)

A Inclusão Digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da informação. Com o avanço da tecnologia, o mundo digital foi tomando conta do cenário mundial e, durante o ano de 2020, é possível observar como foi necessário se incluir no mundo digital. Nas escolas, as aulas passaram a ser ministradas remotamente e, no mercado de trabalho, o Home Office se tornou essencial para o funcionamento de várias empresas. A pandemia da COVID-19 fez com que essas atividades se tornassem essenciais, mesmo quando sabe-se que no Brasil grande parte da população é excluída da era digital. Nesse contexto, a educação é uma importante ferramenta aliada à Inclusão Digital.

 

O Centro Salesiano do Menor de Goiânia (GO), o CESAM/GO, muitas vezes é a porta para o primeiro contato de diversos jovens com o mundo digital. O educador Cleyton Ferreira diz que “para muitos, o contato com o computador no laboratório do CESAM é singular, haja vista que a maioria não possui um PC em sua residência ou escola. A inabitualidade antecedente e a frequência proporcionada nas aulas do curso, trazem consigo um mundo de novas experiências e descobertas”. Já o educador Leonardo Veríssimo completa dizendo: “Com a Metodologia de Ensino utilizada na Inclusão Digital, estimulamos diversas formas de emissão de informação para os jovens, criando atividades mais dinâmicas”. A Inclusão Digital ainda traz algo a mais, que é “ o empoderamento e educação ao longo da vida. Estamos em constante mudança, isso é claro, ainda mais agora em uma época tão isolada. Grande parte da população está trabalhando em Home Office, o que mostra a importância de se começar a pensar no futuro de forma profissional. A maioria das empresas hoje em dia exige um domínio básico de Informática, Excel, Word e PowerPoint, pacote Office em geral”. 

 

As atividades realizadas pela equipe de Inclusão Digital do CESAM/GO se mostram de suma importância para os Aprendizes. O Educador Cleyton resume da seguinte maneira: “Percebo, em muitos dos Aprendizes, que eles se sentem como alguém que tirou a carteira de motorista recentemente e está dando as primeiras voltas em seu automóvel. Isto porque, alguns manejam muito bem, com desenvoltura e segurança, outros um pouco inseguros e nervosos, vão com calma e sem muita velocidade. Mas todos saem por aí, fazendo e aprendendo durante o curso de formação profissional”. 

 

Nunca foi tão importante compreender a linguagem digital como hoje, o mercado de trabalho exige cada vez mais a necessidade de profissionais que sejam habituados com as plataformas digitais. A Aprendizagem Profissional vem se mostrando efetiva, e construindo um ambiente de democratização do conhecimento. O CESAM/GO proporciona aos adolescentes e jovens uma plataforma de entrada para o mundo digital, para que possam agregar conhecimento às suas vidas e carreiras profissionais. 

 

Para contribuir com as ações Centro Salesiano do Menor de Goiânia (GO), o CESAM/GO, ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Centro Salesiano do Menor de Goiânia (GO), o CESAM/GO