eventos e notícias

Finalizada a Coleção dos Cadernos da RSB-Social Institucional
Foto: Pe. Agnaldo Soares Lima

No ano de 2021 foi finalizada a confecção dos Cadernos, ou Guias, da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social). A coleção representa um conjunto de subsídios que tem como objetivo o alinhamento e articulação, para uma ação em rede, das Obras e/ou Presenças que compõem a RSB-Social.

 

Ao propor um Modelo de aproximação e de integração das obras sociais, respeitando a diversidade e particularidade de cada uma, os Cadernos oferecem uma orientação e reflexão sobre os elementos presentes no Marco Referencial proposto. Enquanto ferramentas práticas, servem para o direcionamento de toda a RSB-Social nos seus propósitos e apoio ao alinhamento de princípios, ofertam base para a condução dos processos de formação, direcionam para uma ação renovada e construída a partir da interação com o território e abrem as presenças locais para a tão necessária ressignificação da sua oferta educativa às crianças, aos adolescentes, aos jovens e às suas famílias.

 

 O Início de Tudo 

 

A elaboração dos cadernos é resultado de todo um processo de reflexão e construção coletiva sobre a forma de se criar uma metodologia de articulação das Obras Sociais de Salesianas e Salesianos, em vista de uma ação em Rede. Detectou-se a necessidade de se adotar um formato que respeitasse as especificidades locais de cada obra no que dizia respeito aos contextos sociais, às realidades culturais e estruturais. Ficou claro, para todos os envolvidos, que o processo deveria ser feito de forma a dar condições para que cada realidade local pudesse vivenciar de forma serena e bem sedimentada a sua participação na rede e, ao mesmo tempo, vivenciasse um necessário caminho de ressignificação das suas ações, para uma resposta sempre mais atual às demandas do seu público.

 

Definido o caminho a ser percorrido e a forma, tratava-se depois de alinhar visões, estratégias, conteúdos orientativos, ferramentas, etc. Para tanto, a construção dos cadernos tornou-se essencial como uma ferramenta teórico-prática de alinhamento em todas as dimensões do processo que se começou a desenhar. 

 

 Conheça um Pouco de Cada Caderno 

 

 

Cada um dos cadernos respondeu a um objetivo específico de forma complementar e continuada:

 

Caderno 1 - aprofundou a Identidade Organizacional da RSB na sua dimensão Social, definindo os pontos de alinhamento a partir da Identidade Carismática e dos Compromissos a serem assumidos coletivamente por todos os integrantes da Rede. Esse foi o conteúdo e o objetivo do primeiro caderno que definiu o Marco Referencial, assumido conjuntamente pelas Obras como caminho de articulação e integração para uma ação em rede.

 

Caderno 2 - deu-se início ao aprofundamento e alinhamento de cada componente do Marco Referencial. Desta forma o segundo caderno focou a Identidade Educativo-Pastoral, levando Obras e Presenças a perceberem de forma mais clara qual a concepção e a prática dos processos educativo-pastorais, a vinculação com o carisma animado por Dom Bosco e Madre Mazzarello e que devem permear toda a ação educativa e iluminar as atitudes pedagógicas de consagrados e leigos no exercício da Missão Salesiana.

 

Caderno 3 - buscou reavivar e fortalecer o elemento comum de aproximação e integração de toda Obra naturalmente vinculada à Missão Salesiana: a Identidade Carismática. Entre os diferentes elementos que constituem tal identidade, buscou-se dar foco ao Método Educativo: Sistema Preventivo e Direitos Humanos; à consciência de que Salesianos, Salesianas e leigos são fundamentalmente “Educadores de Jovens”, acolhendo os princípios da Educação Social, enquanto atuação com profissionalismo e competência, e, ao mesmo tempo, enriquecendo-os com o modo salesiano de educar; por fim, enfatizou-se com o tema da Preventividade, a fundamental importância de uma ação planejada com visão estratégica de médio e longo prazo.

 

Caderno 4 - é composto de um conjunto de 6 fascículos que, por meio dos seus diferentes temas busca: promover ações em todas as Obras e Presenças que fortaleçam uma relação de ação em rede e sintonia entre todas; um movimento de atenção e compromisso com a comunidade e o território, capaz de promover a ressignificação da ação educativa e um modo mais qualificado de se fazer presente na vida das crianças e jovens atendidos e, também, das suas famílias.

 

 O Time por Trás da Criação da Coleção 

 

Esse é um aspecto muito interessante da criação dos cadernos. Cada um deles teve uma equipe ou uma pessoa de referência na sua construção. Ao mesmo tempo, contou com uma construção coletiva e artesanal que envolveu um número significativo dos colaboradores que atuam nas Obras ou Presenças Sociais que compõem a RSB.

 

Inicialmente, a partir de cada material elaborado de forma preliminar, foi proposto um estudo e reflexão dentro de cada Obra. Posteriormente, o mesmo material foi também trabalhado e enriquecido nos Encontros Nacionais da RSB-Social (ENAS), sempre com a participação de mais de trezentos colaboradores. Todo esse processo foi acompanhado e supervisionado pela Ir. Silvia Aparecida Silva e Pe. Agnaldo Soares Lima, então diretores executivos da RSB-Social, ou, no caso do Pe. Agnaldo, atuando também, a partir de 2019, como assessor.

 

Como integrantes das Comissões de Trabalho ou como colaboradores individuais, trazidos para orientar e apoiar a elaboração das versões preliminares e depois a finalização das mesmas, foram convidados: professores universitários, especialistas fora dos ambientes salesianos, ex-gestores municipais com atuação no campo das políticas públicas, integrante do Poder Judiciário, membros de organizações sociais, profissionais integrantes dos quadros das obras sociais salesianas e, particularmente nos Fascículos 3 (sobre Família) e 5 (sobre Protagonismo Juvenil), contou-se inclusive com a reflexão e contribuição de adolescentes participantes nos projetos executados em algumas das Obras Salesianas.

 

 Confira Alguns Depoimentos 

 

"Estudar os Cadernos dos Compromissos Fundamentais da série Documentos de Referência da Ação Social Salesiana em Rede no Brasil é uma oportunidade que nós educadores salesianos temos de aprofundar a essência carismática da nossa ação educativa, confrontando-a e atualizando-a com as Políticas Públicas que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo trabalha no cotidiano das Obras Sociais. Este estudo é uma forma de atualizarmos o nosso Sistema Preventivo, sem perdermos a nossa essência salesiana". 

Vanessa Cristina da Silva

Educadora Social ODMMM

 

“Desde quando comecei a fazer parte do time de colaboradores da Rede Salesiana, nunca me senti desamparado quando se fala em formação, atualização e material. Os Cadernos da RSB, além de serem norteadores para nossa missão, enquanto educadores, acabam se tornando um livro para a vida. São ensinamentos fortes e profundos que nos provocam. Diante desses Cadernos, consigo fazer uma releitura daquilo que sou enquanto pessoa e cristão e, a partir disso, multiplicar na missão com os adolescentes. Dom Bosco e Madre Mazzarello se fazem tão presentes e atuais nos tempos de hoje através desses cadernos. Olhar para um jovem vulnerável, a partir de ótica salesiana, com embasamento teórico, é um grande passo de amadurecimento e crescimento nas dimensões espiritual, humana e intelectual.” 

Francisco Gardel Giovanelli Machado

Educador Social da Casa Betânia de Guaratinguetá

 

“Quando comecei a trabalhar com o social, trouxe comigo meu próprio referencial de trabalho, sentia dele algo que não respondia muito às demandas do dia a dia. As formações traziam conteúdos orais muito ricos, porém sem tanta linearidade. O ambiente de trabalho no Social sempre pareceu um pouco mesclado com o ambiente escolar, isso causava mais desorientação do que o contrário. Quando tivemos acesso aos Cadernos, pudemos sair de uma Babilônia de identidades e começar a construir a nossa, em profundidade. Pudemos olhar para outras Obras Salesianas e conversar sobre as mesmas formas de enfrentamento de desafios, seja na instituição ou sejam desafios políticos. Para além de conhecimentos metodológicos, os Cadernos foram fornecendo ideais de vida, formas de se relacionar não só com os educandos e sim com o mundo e com nós mesmos! Nos trouxeram perspectivas concretas nas dimensões espirituais e humanas, sobre nossos deveres como cidadãos. Sem dúvida, este movimento nos traz coerência ao educar evangelizando e evangelizar educando e nos aproximada ainda mais do que Mazzarello e Dom Bosco nos confiaram.” 

Tobias Henrique Gonçalves Rodrigues

Coordenador da Casa Betânia de Guaratinguetá

 

“Os Cadernos são ótimos materiais de capacitação, estudo e reflexão a serem utilizados com toda e qualquer equipe que vise o desenvolvimento humano. Além de abordar diversas temáticas pertinentes a nossa rotina, é também um ótimo material consultivo para muitos momentos vivenciados juntos às crianças e jovens atendidos em uma casa Salesiana e para além disso. Em resumo, eles ajudam em diversas tomadas de decisões, bem como em todos os processos de criação e direcionamento do projeto visando sempre o protagonismo dos envolvidos.” 

Germano V. Oliveira

Coordenador de Projeto

 

“Desde a minha chegada na Casa do Puríssimo Coração de Maria, em 2019, nós educadores reservamos vários momentos para estudar e refletir os ensinamentos do conjunto de Cadernos da Rede Salesiana Brasil de Ação Social.  Cada Caderno, com seu tema específico, rendeu muita conversa e partilha, nos auxiliando em relação à nossa conduta como educadores junto às crianças e jovens, para promover e garantir direitos ao mesmo tempo em que ensinamos com amor, baseado no carisma salesiano e no exemplo de vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello. O conteúdo dos Cadernos nos empodera tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, permitindo o amadurecimento de cada um em diversas áreas. É um material muito rico, que abre portas para novas ideias e nos permite ter uma visão mais humana, solidária e empática da vida e da nossa sociedade.” 

Bianca Rodrigues

Educadora Social de Educação Ambiental e Educomunicação da CPCM

 

Fonte: RSB-Social