eventos e notícias

Rede Salesiana Brasil adere ao movimento Estratégia ODS Em destaque
Movimento busca permitir que o desenvolvimento do planeta possa garantir melhores condições de vida para a atual e as futuras gerações

 

A Rede Salesiana Brasil (RSB) agora faz parte da Estratégia ODS. A adesão surge como alternativa para fortalecer a implementação dos compromissos globais, promover uma atuação em rede, agora ampliada, e aumentar os impactos dos projetos implementados pela RSB. A Estratégia ODS reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia/universidades para mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para a Agenda 2030, buscando permitir que o desenvolvimento do planeta possa garantir melhores condições de vida para a atual e as futuras gerações.

 

“Fazer parte do movimento Estratégia ODS é uma forma de reforçarmos a nossa ação na transformação e desenvolvimento social a partir da Agenda 2030, especialmente neste momento em que estamos enfrentando grandes desafios na luta pela garantia de direitos”, diz a diretora executiva da RSB e RSB-Social, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

 

 O que são os ODS? 

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o próprio nome revela, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Eles formam uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, constituindo assim a Agenda 2030 da ONU, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. 

 

No Brasil, a Estratégia ODS recebe financiamento da União Europeia e reúne organizações representativas de múltiplos setores com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na realidade brasileira.

 

 

 

 

 A RSB e os ODS 

 

A Rede Salesiana Brasil procura sempre pautar suas ações no desenvolvimento sustentável do planeta como um todo e, mesmo antes da coalizão com o movimento Estratégia ODS, já atendia a alguns dos Objetivos propostos na Agenda 2030, seja através do trabalho transformador das obras sociais salesianas em todo o território nacional que atende ao ODS 1 “Erradicação da Pobreza”, ou por meio das instituições de ensino que integram a RSB-Escolas e as Instituições de Ensino Superior Salesianas que atendem ao ODS 4 “Educação de Qualidade”.

 

Dentro da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), há ainda o Projeto Geração 2030. Uma parceria com a Inspetoria São Pio X (ISPX), com enfoque na transformação social que conecta os Compromissos Salesianos à Agenda 2030, buscando a formação de identidade dos atendidos pelos princípios e valores do carisma salesiano através dos seus Projetos Pessoais de Vida. O Geração 2030 nasce do processo de assessoria da RSB-Social à ISPX, o PróRede Sul (Projeto de Desenvolvimento Institucional e Fortalecimento Carismático da Ação Social Salesiana em Rede no Brasil), como um processo artesanal, colaborativo e personalizado para garantir a sustentabilidade financeira e carismática das obras sociais.

 

“Ao incluirmos os ODS no Projeto Geração 2030, temos a certeza de que vão auxiliar o ciclo de desenvolvimento integral proposto numa perspectiva geracional para aqueles que participarem. O projeto não visa formar ou orientar novas turmas, mas desenvolver uma nova geração de pessoas e cidadãos”, diz Ir. Silvia.

 

Para conhecer mais sobre o Projeto Geração 2030, clique aqui.

Para conhecer mais sobre o movimento Estratégia ODS, clique aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações do estrategiaods.org.br e do brasil.un.org