eventos e notícias

Encontro Nacional da Ação Social (ENAS) 2020 Institucional
Em evento 100% on-line, encontro da RSB-Social reuni mais de 400 participantes de todas as obras sociais salesianas do Brasil

Na manhã desta quarta-feira (21), teve início o Encontro Nacional da Ação Social (ENAS) 2020 que traz o tema “Novos desafios em tempos de esperança: ressignificando nossa missão!”. Este ano, em observação às orientações de combate a COVID-19, o evento acontece virtualmente, reunindo mais de 400 representantes das obras sociais salesianas do Brasil até a sexta-feira (23). O ENAS 2020 tem a coordenação dos diretores executivos da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Waldomiro Bronakowski.

 

“Esta é a nossa ação em rede acontecendo, onde cada um de nós e cada um de vocês se torna protagonista do processo de ressignificação social”, diz Ir. Silvia ao saudar os mais de 400 inscritos do Encontro. “Formamos uma grande rede social no Brasil Salesiano. Nós somos a Igreja! Nós somos a Rede! É bom estarmos juntos como Rede, por isso, agradeço imensamente em nome da Rede Salesiana na nossa área social a todos vocês, queridos participantes do nosso encontro”, agradece Pe. Waldomiro.

 

A temática central do primeiro dia do evento girou em torno da Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco e dos Cadernos da RSB-Social, assunto que contou com as contribuições da Ir. Celene Couto (FMA), coordenadora da obra social salesiana Comunidade Recanto da Cruz Grande em Itapeví - SP. Amanhã, quinta-feira (22), os participantes do evento contarão com a palestra “Cenário econômico no Pós Pandemia: oportunidades e desafios para as Obras Sociais”, a qual contará com a economista Patrícia Palermo que também esteve pressente no ENARSE deste ano. Além da palestra sobre o cenário econômico, o segundo dia do ENAS também contará com as contribuições da Laura Christina sobre a parceria com a Schneider Electric; um momento com o captador de recursos da UPV, Phelipe Sales, além de uma fala da diretora executiva da RSB-Comunicação, Ir. Marcia Koffermann, sobre Projetos Educomunicacionais.

 

O último dia do Encontro traz uma revisão das ações do sexênio da RSB-Social com o Assessor da RSB-Social, Pe. Agnaldo Soares Lima, além de um momento com a diretora executiva da RSB-Escolas, Ana Paula Costa e Silva, sobre o Centro Salesiano de Formação (CSF).

 

Anualmente, o ENAS busca alinhar cada vez mais as ações de suas obras sociais, especialmente em um ano tão atípico e cheio de desafios como o ano de 2020, onde as obras precisaram se reinventar para, dentro de todas as limitações, continuar a desempenhar um trabalho transformador na vida da juventude do país.

 

Confira a programação completa do ENAS 2020 clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação