eventos e notícias

Campanha UPV 2020 ganha música tema Institucional
Pedro Victor, Mariana e Jean Lopes são os responsáveis pela criação e interpretação da música tema da Campanha UPV 2020

Na última sexta-feira (09), a Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) lançou, em todas as suas redes sociais oficiais, o tema da Campanha União Pela Vida (UPV). A música que acompanhará as ações da UPV a partir de agora foi escrita e interpretada por três pessoas que são frutos da ação transformadora que a Congregação Salesiana promove diariamente na vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens.

 

A ideia de lançamento da música nasceu durante as reuniões entre a RSB-Social e a Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação) que, juntas, buscavam ideias para alavancar ainda mais a visibilidade da ação social salesiana no Brasil por meio da UPV. Após uma conversa com o Cantor e compositor, Jean Lopes, a ideia de gravação de uma música tema para a Campanha da RSB-Social foi tomando forma e nasceu a parceria com a dupla sertaneja Pedro Vitor & Mariana.

 

Para conhecer a música tema da Campanha União Pela Vida, clique aqui.

 

Conheça um pouco de cada um dos participantes desta criação:

 

 Jean Lopes 

 

A letra da música foi composta por Jean Lopes, ex-aluno do popularmente conhecido como Instituto Anjo da Guarda das Irmãs Salesianas do Alto da Lapa, em São Paulo. Jean ingressou no Instituto em 1983, ano em que sua tia Therezinha tinha sido promovida a professora da Educação Infantil na mesma instituição. Foi lá que Jean teve seu primeiro contato com Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco e Madre Mazzarello. Ainda enquanto criança e adolescente, Jean frequentava o oratório e teve seu primeiro emprego como office boy no Instituto Pio XI. Em seguida, trabalhou no Centro Juvenil Laura Vicuña, no Colégio de Santa Inês, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e, por último, no Centro Juvenil Salesiano

Dom Bosco de São Paulo.

 

Em 2012, Jean foi convidado pelas irmãs Salesianas a compor, produzir e gravar o CD “Espaço Jovem Canções”, em comemoração aos 120 anos da presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil. Em 2015, pelo bicentenário do nascimento de Dom Bosco, ele compôs e produziu o CD “Dom Bosco 200 anos em nossos corações”, com participação dos alunos da oficina de música, teatro e dança do Centro Juvenil, além de inúmeras outras composições voltadas para a salesianidade.

 

Para conhecer mais do trabalho de Jean Lopez, clique aqui.

 

  Pedro Vitor & Mariana 

 

Após o pai ter saído de casa, Pedro, Mariana e a mãe passaram por algumas dificuldades financeiras, sendo acolhidos por Dom Miltom Antônio dos Santos, SDB, atual arcebispo de Cuiabá, passando então a morar na casa da Paróquia Salesiana Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Carlos, interior de São Paulo. Em troca da moradia, a mãe da dupla ajudava a igreja enquanto criava os filhos ainda pequenos. Pedro e Mariana cresceram dentro do carisma salesiano e, em 1993, conheceram uma figura que os acompanharia até os dias de hoje: o atual assessor da RSB-Social, Pe. Agnaldo Soares Lima, SDB, que, na época, rezava a missa das crianças todo domingo de manhã.

 

O tempo passou e os irmãos formaram uma dupla de música sertaneja, a dupla Pedro Victor & Mariana. Em 2020, no mês de agosto, por ocasião das festividades do aniversário do Pai e Mestre da Juventude, eles decidiram fazer uma homenagem a Dom Bosco regravando a música “Tú és Dom Bosco”, mais uma das composições de Jean Lopes. Por causa disso, durante as reuniões em que surgiu a ideia da gravação de uma música tema da UPV, a conexão entre o Jean Lopes e a dupla Pedro Vitor & Mariana foi instantânea e o trio se entrosou desde o primeiro encontro on-line. Daquele momento em diante, seguiram-se reuniões virtuais, encontros presenciais que seguiam as orientações de segurança para combate ao contágio da COVID-19 e a gravação do clip musical que aconteceu na obra social salesiana Recanto da Cruz Grande, em Itapevi - SP.

 

Para conhecer mais do trabalho da dupla Pedro Vitor & Mariana, clique aqui.

 

 O que é a UPV? 

 

União Pela Vida (UPV) é o meio pelo qual a Rede Salesiana Brasil de Ação Social arrecada fundos para apoiar as mais de 100 obras sociais espalhadas pelo país que, atualmente beneficiam mais de 89 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para contribuir com as obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, basta acessar o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixar o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Assista ao vídeo tema da Campanha da UPV clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação