eventos e notícias

21% das famílias mais pobres estão sem renda na pandemia Institucional
Pesquisa do Bússola Social foi feita com mais de 20 mil famílias em todo o Brasil e revela dados que merecem atenção

No ano de 2020, um levantamento inédito feito pela ferramenta Bússola Social foi tema da matéria da Revista Exame, trazendo um panorama da realidade enfrentada pelas famílias mais pobres no Brasil durante a pandemia causada pela COVID-19. Bússola Social é uma ferramenta de gestão que tem a Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) como investidora e foi desenvolvida para empresas e instituições que queiram ir além e saber, em todas as etapas, o que está acontecendo com o Investimento Social.

 

De acordo com o levantamento, a pandemia de COVID-19 reduziu ainda mais a renda das famílias brasileiras. Além disso, muitas delas não conseguiram acesso ao auxílio emergencial de 600 reais do governo federal. Com isso, 21% dos mais pobres estão sem renda alguma, segundo um levantamento inédito feito pela empresa Bússola Social. A pesquisa revela que 12,5% das famílias vivem com menos de 500 reais por mês e 31,5%, com renda entre 500 e 1.000 reais mensais. Ainda de acordo com os dados, em 71% das famílias pelo menos um membro perdeu o emprego durante a pandemia do coronavírus.

 

“Fica muito difícil para as famílias garantir seu próprio sustento com a crise econômica e a situação foi se agravando com a pandemia. O grande objetivo da plataforma é ajudar e entender o que está acontecendo no Brasil para que as instituições possam planejar ações”, explica o co-fundador da Bússola Social e idealizador do Diagnóstico Familiar, Áureo Giunco Júnior.

 

Todas essas informações resultaram no Diagnóstico Familiar, uma grande plataforma gratuita, que fornece informações em tempo real para a gestão de projetos sociais de Organizações Não Governamentais, empresas e do poder público. Mais de 20 mil famílias em todo o Brasil, que são atendidas por projetos sociais, responderam aos questionários sobre renda, alimentação e distanciamento social durante a pandemia.

 

Para conhecer a matéria da Revista Exame na íntegra, clique aqui.

Conheça mais sobre a plataforma Bússola Social clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações da Revista Exame