eventos e notícias

Inspetoria São João Bosco Toma Posse no Conselho Nacional de Assistência Social Em destaque
Em cerimônia on-line, Carlos Nambu toma posse como um dos Conselheiros da Sociedade Civil

Na sexta-feira (19), em solenidade virtual, ocorreu a posse dos Conselheiros e Conselheiras eleitos para o biênio 2020-2022 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Dentre os Conselheiros(as) da Sociedade Civil, representando a Inspetoria São João Bosco (ISJB), Carlos Nambu tomou posse.

 

O CNAS é o órgão superior de deliberação colegiada, instância máxima de deliberação da Política de Assistência Social e de Controle Social. É paritário e composto por conselheiros(as) da Sociedade Civil e Poder Público, como ocorre nos Conselhos de Direitos Municipais e Estaduais no Brasil.

 

Para além da representação de um dos Segmentos/Entidades,  o Conselheiro(a) da Sociedade Civil deve-se, ao máximo, fortalecer a sintonia com os Segmentos de Trabalhadores e Usuários, visando pauta comum. Essa sintonia se defronta, é claro, com pautas específicas dos Segmentos em suas diversidades e regionalidades, mas sempre de decisão colegiada. E, principalmente neste momento de pandemia, há o aumento das demandas sociais com a possibilidade de um reflexo pós pandemia, com um número cada vez maior de desemprego, violência, pobreza, fome, violação dos direitos da Criança e do Adolescente, redução orçamentária, precarização e fechamento de serviços; aumentando consequentemente a desigualdade social.

 

Permanentemente, mas principalmente nesse momento, é necessário o fortalecimento do Controle Social nos diversos níveis de Governo, com participação efetiva e proativa da Sociedade Civil. Para a Sociedade Civil é sempre um momento de luta pelos direitos sociais. Mesmo antes da pandemia, muitas das instâncias de debate e deliberação das Políticas Públicas já sentiam uma caminhada na tentativa de enfraquecimento desses espaços e de minimização da participação da Sociedade. Sendo necessária a articulação, gestão e interlocução para que esses espaços se tornassem importantes e vivos, graças as militâncias em todo o país.

 

A Rede Salesiana Brasil de Ação Social tem em sua identidade a ampla participação nos espaços de reflexão, debate, luta e deliberação das Políticas Públicas, principalmente na área da Assistência Social e da Criança e do Adolescente, como Conselhos de Direitos, Fóruns, Audiência Públicas, entre outros, que são os instrumentos jurídicos e políticos do Controle Social.

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco