eventos e notícias

Social Cast – o Podcast da RSB-Social Institucional
Foto: Divulgação

O Social Cast nasceu para ser um canal focado na comunidade salesiana como instrumento de animação e consolidação do projeto da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social). Tem o papel de fortalecer a comunidade, levar (in)formação a todos os lugares e para todas as pessoas que contribuem para a missão salesiana, trazendo entrevistas, notícias e novidades do universo da ação social de uma forma acessível, leve e descontraída.

 

Já no episódio 1, o Podcats conta com uma convidada especial, Cinthia Aparecida Kirchner, formadora e assessora da RSB-Social que conta com uma experiência de 12 anos junto à RSB. Neste episódio, Cinthia fala um pouco sobre o Sistema de Gestão e Animação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (SIGAR), suas aplicações e as facilidades e vantagens com as quais as obras podem contar ao utilizar a ferramenta, além de orientações e dicas sobre os benefícios oferecidos pelo Sistema.

 

O Social Cast contará com episódios semanais de pouco mais de 15 minutos e já está disponível pela Anchor by Spotify. Para ouvir, clique aqui.

 

 Como Tudo Começou 

 

Após algumas rodadas de formação no Projeto Pró Rede Sul, surgiu o Projeto Geração 2030. Nesse meio tempo, nasceu a ideia de um Podcast para a RSB-Social que discutisse assuntos pertinentes à ação social salesiana de maneira leve, acessível e descontraída. Assim, uniram-se o Coordenador do Escritório de Projetos e Desenvolvimento Institucional da Inspetoria São Pio X, Pe. Sebastião Alaertes Bueno de Camargo; e os assessores e também formadores da RSB-Social, Cinthia Aparecida Kirchner e Eduardo dos Santos Batista, para o pontapé inicial desta nova proposta.

 

Além de tratar dos assuntos pertinentes à ação social salesiana, o Social Cast também traz a proposta de acessibilidade e inclusão social, especialmente quando se pensa nas obras sociais de Manaus (AM), por exemplo, e tantas outras que, por diversas vezes, enfrentam desafios quanto ao acesso à internet. Contando com um podcast, tais obras podem, por exemplo, baixar os episódios e ouvir off-line.

 

Sobre a importância do Social Cast para a formação e informação das obras sociais salesianas, Eduardo comenta: “Isso é muito importante, além de também incluir o pessoal da Amazônia, o pessoal que tem dificuldade, os mais periféricos, falando assim de território mais nacional. Nas periferias do país o pessoal tem dificuldade de acessar a internet, então a ideia é trazê-los mais para perto a partir de recursos simples”. Além da intenção educacional, o Social Cast também traz uma proposta de apoio às obras. “O Podcast, por si só, é um canal mais sustentável porque usa poucos recursos e tem a possibilidade de monetização, então esse recurso pode ser convertido para projetos, para apoio às obras, para fortalecer o movimento da Ação Social e fica também como um meio de formar e informar”.

 

RSB-Comunicação