eventos e notícias

Experiências com futsal e o carisma Salesiano viram artigo científico Em destaque
“... foram encontrados meios pedagógicos para que a modalidade possa ser significativa e aumente a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento social dos alunos.”

Diversas pesquisas constatam que o esporte é um grande agente de transformação, principalmente entre a juventude. Por isso, a prática de esportes faz parte de toda casa salesiana e tem um grande papel nos trabalhos sociais. Cientes disto, os educadores da obra social salesiana Liceu Coração de Jesus, em Pindamonhangaba (SP), e professores de Educação Física, pós-graduados em Pedagogia do Esporte (FMU), Luis Henrique da Silva e Felipe Pinheiro de Araújo, se uniram para expandir conhecimentos e se aprofundar no poder do esporte para o desenvolvimento social de crianças e jovens da região. Desta experiência nasceu o artigo científico “Ensino da modalidade Futsal no âmbito escolar para formação social dos adolescentes”.

 

Orientados pelo Prof.º Dr. Roberto Rocha Costa, o artigo é uma revisão de literatura sobre os conhecimentos relacionados ao ensino do Futsal na vida dos adolescentes para contribuição na formação social, como ambos explicam no resumo do artigo: 

 

“O futsal está inserido como um dos conteúdos das aulas de Educação Física. O propósito deste estudo foi apresentar conhecimentos relacionados ao ensino do futsal na vida dos adolescentes para contribuição na formação social. Foi utilizado como pesquisa, a revisão de literatura, para levantar informações sobre a possibilidade da modalidade poder ajudá-los a crescer enquanto cidadãos autônomos, críticos e compreensíveis nas situações adversas da vida. Levantamos que é necessário entender o indivíduo como um ser que passa por transformações, tanto fisiológica, quanto social e que durante esta fase se tornam sensíveis e críticos. Através destes entendimentos, foram encontrados meios pedagógicos para que a modalidade possa ser significativa e aumente a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento social dos alunos.”

 

O artigo está disponível na Revista Eletrônica de Ciência Humanas da Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC).

 

Para contribuir com as ações da obra social salesiana Liceu Coração de Jesus, em Pindamonhangaba (SP), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Obra Social Liceu Coração de Jesus