eventos e notícias

Obra Social Salesiana passa a integrar o grupo de organizações parceiras do Movimento Católico Global pelo Clima Em destaque
Com ciclo de conferências denominado “A Alegria da Esperança”, obra social Recanto da Cruz Grande promove reflexões relacionadas ao cuidado da Casa Comum

Para comemorar o 5º aniversário da publicação da Carta Encíclica Laudato Si', o Papa Francisco propôs a celebração, entre os dias 16 a 24 de maio de 2020, a Semana Laudato Si', sobre o tema "Tudo está conectado", para incentivar a reflexão sobre questões relacionadas ao cuidado da Casa Comum.

 

A obra social salesiana Recanto da Cruz Grande, na Comunidade Santa Cruz das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em Itapevi -SP, pertencente à Inspetoria Salesiana Santa Catarina de Sena, aceitou o convite do Papa Francisco com o projeto "Alegria da Esperança (LS244)”, que consistiu na realização de cinco conferências sobre tópicos específicos retirados da Carta Encíclica, cada vez mais aprofundadas por um orador diferente.

 

O objetivo do projeto foi oferecer insights para solicitar ações de desenvolvimento e apoio ambiental nas obras das FMA (obras sociais, escolas e universidades), à luz da Encíclica Laudato Si', na perspectiva do Sistema Preventivo Salesiano. As conferências tiveram como moderadora a Ir. Celene Couto Rodrigues (FMA) e foram realizadas de acordo com o seguinte programa:

 

19 de maio - Propostas para um mundo melhor.

 

Palestrante: Germano Voigtel Oliveira, biólogo, especialista em projetos sociais e políticas públicas, coordenador de projetos na Casa do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá - SP, pertencente à Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

 

20 de maio - Alternativas para uma economia sustentável

 

Relatora: Julia De Paolis Amim, formada em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas (FACAMP), Conselheira de Planejamento da Província Nossa Senhora Auxiliadora dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) de São Paulo.


21 de maio - Semear esperança

 

Relatora: Vera Maria Loureiro Figueira, professora de Educação Religiosa na rede de ensino particular do Rio de Janeiro.

 

22 de maio - Direitos humanos e Laudato Si'

 

Orador: Pe. Agnaldo Soares Lima, Salesiano de Dom Bosco (SDB), Assessor da Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

 

Os oradores da última Conferência, realizada em 23 de maio sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Laudato Si', foram Ir. Runita Borja, Conselheira Geral para Pastoral Juvenil das FMA, e Ir. Sarah Garcia, Chefe do Escritório de Direitos Humanos do Instituto FMA em Genebra (Suíça), conectados a partir de Roma (Itália).

 

Antes do início da última conferência, foi transmitido um vídeo em que os aspirantes e postulantes da Casa de Formação da Província Maria Auxiliadora do Recife (BRE) dançavam com base na música intitulada "Louvado seja Deus", composta e gravada pela Ir. Celene Couto, usada como tema musical durante as Conferências.

 

As Conferências "Alegria da Esperança" foram transmitidas ao vivo na página do Facebook Salesianas Ação Social-SP e pela Rádio Dom Bosco.

 

Com este ciclo de conferências, a obra social Recanto da Cruz Grande tornou-se parte das organizações parceiras do Movimento Católico Global pelo Clima, um movimento mundial que promove a Encíclica Laudato Si'. "Um reconhecimento muito importante para continuarmos realizando nossos projetos socioambientais a serviço dos mais vulneráveis, para que todos possam ter uma vida abundante", diz a Ir. Celene Couto, FMA.

 

Sobre a obra social Recanto da Cruz Grande

 

O Recanto da Cruz Grande é uma associação civil, de natureza beneficente, filantrópica e religiosa, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de caráter educacional, pertencente a Rede Salesiana Brasil de Ação Social. Encontra-se a aproximadamente 12 km do centro de Itapevi, sendo o único ponto de cultura e lazer para as crianças, adolescentes e jovens das imediações. Visando dar uma resposta a esta realidade, a obra desenvolveu, há 52 anos, a Escola Irmã Jécia Pinheiro (Ensino Fundamental I), totalmente gratuita e, há 20 anos, o Projeto Crescendo em Cidadania que, por meio de atividades socioassistenciais, atende crianças que frequentam a escola salesiana e adolescentes e jovens que estudam nas escolas da região

 

Você pode contribuir com os projetos do Recanto da Cruz Grande e todas as outras obras sociais salesianas do Brasil sem sair de casa. Acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice, com informações da UPV / Tradução: RSB-Comunicação