eventos e notícias

CESAM/GO reflete sobre a importância dos Salesianos para os jovens de hoje Salesianidade
Atividade engaja os aprendizes da obra social salesiana a darem seus pontos de vista sobre o tema do Capítulo Geral 28

Entre os dias 16 de fevereiro e 04 de abril de 2020, acontece, em Turim, na Itália, o 28º Capítulo Geral dos Salesianos de Dom Bosco (SDB). O tema escolhido para o Capítulo é: “Quais Salesianos para os jovens de hoje?” Em preparação para o Capítulo Geral, a Inspetoria São João Bosco também realizou o seu Capítulo Inspetorial em 2019. Para esse Capítulo, o CESAM/GO organizou para que os aprendizes pudessem responder a essa pergunta.

 

“Na sua opinião, como deve ser um Educador Salesiano para os Jovens de hoje? ” Essa foi a pergunta que norteou as respostas. Ao todo, 130 aprendizes responderam ao questionário e as respostas, todas anônimas, foram surpreendentes. Conheça o registro de algumas respostas que fortificam todos os dias a missão do(a) Educador(a) Salesiano(a):

 

“Um educador salesiano deve ser aquele que se importa, de alguma forma, com o aprendiz, que demonstra amor, carinho, compaixão e ser mais do que um simples educador e sim aquela pessoa que está ali para te ajudar e ser seu amigo.”

 

“Exatamente como eles são hoje, amigos, conversativos, divertidos, legais e, acima de tudo, alguém em que posso confiar. ”

 

“Com respeito, compreensão, atenção e, em alguns casos, de pulso firme; assim garantindo uma formação de qualidade para que os jovens tenham capacidade para crescer profissionalmente e pessoalmente. Pelo meu ponto de vista, tudo que foi citado acima já está em pleno funcionamento. ”

 

“O educador salesiano tem que ser atencioso, educado, prestativo, saber ouvir, saber ter pulso firme em algumas situações. Entre tudo, ter um amor por nós jovens e saber falar sobre o amor de Deus e, por último, ter amor pela sua profissão. ”

 

“Atencioso é o principal na minha opinião, mas o educador tem que ter um amor pelo jovem, carinho e respeito. Dom Bosco é um ótimo exemplo para os salesianos porque ele, independentemente do jovem, Dom Bosco não desistiu. ”

 

Com as frases, foi feito um mural no CESAM/GO onde todos os Educadores puderam ter acesso ao conteúdo. O material preparado foi levado para o Capítulo Inspetorial e ficou exposto para que lá também os Salesianos pudessem ter acesso ao conteúdo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – CESAM/GO