eventos e notícias

Escola Salesiana do Trabalho debate competências Em destaque
Quase 800 adolescentes e jovens de Belém (PA) participam de rodada de debates sobre o desenvolvimento de competências

A Escola Salesiana do Trabalho (EST), em Belém (PA), abriu suas portas à Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) para uma rodada de debates sobre o Desenvolvimento de Competências com educadores, mas, em especial, com quase 800 adolescentes e jovens entre 14 e 22 anos, alunos do primeiro e do segundo ano dos cursos de aprendizagem e profissionalização. Com mais de uma dezena de Programas e Projetos e uma escola social de ensino formal, a EST tem atendido cerca de 5.100 crianças, adolescentes e jovens, todos os anos.

 

Divididos em turmas nos turnos da manhã e tarde, alunos novos e antigos tiveram a oportunidade de, utilizando recursos como encenação, reflexões em grupos, debates e palestras, compreenderem o que são conhecimentos, o que são habilidades e, sobretudo, a importância do desenvolvimento de competências como caminho para uma mais qualificada inserção no mundo do trabalho, para se tornarem atores de transformação no seio das famílias, de suas comunidades e da sociedade em geral.

 

No Encontro, que foi conduzido pelo assessor da RSB-Social, Pe. Agnaldo S. Lima, os alunos, que participaram de forma empenhada, dinâmica e ao mesmo tempo muito tranquila, mais que debater “desenvolvimento de competências”, deram um show ao demonstrarem, do início ao fim do encontro, um impecável conjunto de competências já adquiridas: disciplina, respeito, protagonismo, senso de participação, espírito de colaboração, seriedade e comprometimento. Durante os dois dias, por parte de todos os educadores, em nenhum momento foi necessário usar a palavra “silêncio”.

 

Apenas alguém iniciava a fazer uso da fala, a atenção era imediata e natural por parte de todos os jovens. Um exemplo maravilhoso da eficácia do Sistema Preventivo quando aplicado no melhor dos seus fundamentos: amor, razão e valores morais e espirituais.

 

  

 

Fonte: Assessoria da RSB-Social