eventos e notícias

76 anos do Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) – Jaboatão É Festa!
CEDB celebra mais um ano de existência, animado pelo carisma e pelas ações diárias em prol da juventude de Jaboatão

Em 19 de novembro deste ano, o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) completa 76 anos de história. Em 1943, no município de Jaboatão dos Guararapes, fora inaugurado o CEDB - Oratório Jaboatão, em resposta às demandas sociais e espirituais da comunidade. Em 76 anos de atuação, a instituição beneficiou milhares de famílias através dos serviços da pastoral evangelizadora, destacando-se no trabalho de qualificação profissional de adolescentes e jovens por meio do qual promove os pilares do sistema preventivo.

 

O CEDB – Oratório Jaboatão é um espaço pastoral e educativo Salesiano, vinculado à Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, que desenvolve diversas atividades e projetos, garantindo a formação ao profissionalismo, na qual o jovem seja envolvido num processo de educação completa em que, além das competências para o mercado de trabalho, aprenda ainda os direitos e deveres de cidadania ativa; experimente comportamentos sociais marcados pela colaboração, pela responsabilidade individual e pela solidariedade; aumente os próprios conhecimentos culturais e estruture sua identidade de modo adequado para integrar-se no tecido social e civil. (Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana, 2014).

 

Este oratório tem como missão acolher adolescentes, jovens e suas famílias em situação de pobreza e risco social, contribuindo para o seu desenvolvimento integral através de ações sociais, educativas e profissionalizantes fundamentadas no Sistema Preventivo de Dom Bosco: Razão, Religião e Amorevolezza (Amabilidade), além de assegurar uma sociedade que, vivendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências, acolhe a condição juvenil e investe nela suas melhores energias para promover paz, liberdade, solidariedade, justiça social e encontro com Deus, como parte da vida de todas as pessoas e condição fundamental para o desenvolvimento humano com cidadania.

 

Você pode apoiar os projetos do Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) através do site da União Pela Vida.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), Jaboatão