eventos e notícias

CESAM/DF no Seminário Janelas de Oportunidades: da primeira infância à socioeducação Obras educacionais
Evento contou ainda com o lançamento da proposta do Pacto Nacional pela integração das políticas de proteção da infância com as políticas socioeducativas de reintegração social

Nos dias 6 e 07 de novembro os aprendizes do CESAM/DF participaram do Seminário Janelas de Oportunidade: da Primeira Infância a Socioeducação, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, onde aconteceu também o lançamento da proposta do Pacto Nacional pela integração das políticas de proteção da infância com as políticas socioeducativas de reintegração social.

 

A mesa de abertura contou com a presença da 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargadora Sandra De Santis, além de diversas autoridades de órgãos e entidades apoiadores da proposta do pacto de integração das políticas públicas do sistema socioeducativo. O evento que seguiu até esta quinta-feira (07) é comemorativo aos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.

 

Florence Bauer, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF), afirmou que o desafio é assegurar a continuidade dos investimentos não só na primeira infância, mas também na adolescência, reconhecendo essas duas janelas de oportunidades do desenvolvimento humano.

 

Segundo o presidente da Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr., é relevante o entendimento de que não é possível trabalhar na área infantojuvenil sem focar na educação, na segurança alimentar e na segurança social. “Precisamos tentar descobrir quais os caminhos a serem trilhados nos próximos 30 anos. Este seminário nos convida a sair da inércia para a ação”, refletiu.

 

Também compuseram a mesa de abertura do evento Selma Sauerbronn, vice-procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios; Maria José de Nápolis, defensora pública-geral do Distrito Federal; Leonardo Serikawa, coordenador de Desenvolvimento de Cooperação Técnica da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura; e o advogado Charles Bicca, da OAB-DF. A abertura do seminário foi prestigiada ainda pela diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social, Maria Yvelonia Barbosa, e pela secretária nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, Petrucia Andrade.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – CESAM/DF, com informações do TJDFT