eventos e notícias

HNSA alcança meta de projeto do Ministério da Saúde em infecção na UTI Em destaque
II Workshop Regional Mato Grosso do Sul: "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil"

A equipe do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora participou nessa semana, do II Workshop Regional Mato Grosso do Sul: "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil", o evento ocorreu no Hospital Universitário, em Campo Grande. O Hospital tem como mentor no projeto, o Hospital do Coração (Hcor), em parceria com o Ministério da Saúde Proadi/SUS, um programa do Ministério da Saúde.

 

O Hospital Auxiliadora atingiu a meta de redução da Infeção Primária da Corrente Sanguínea Associada a Cateter Venoso Central na Unidade de Terapia Intensiva e manteve a densidade de infecção em 0, durante os 18 meses de participação no projeto. O programa se estende até outubro de 2020.

 

Para a enfermeira coordenadora da UTI, Daiane Alves, “É gratificante atingirmos as metas. Agradecemos a todos os profissionais, que através do conhecimento, força de vontade e determinação ajudaram a caminhar no rumo certo, todo sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe”, concluiu.

 

Algumas melhorias já foram estabelecidas nos 18 meses de participação no programa:

 

– Envolver as equipes para melhoria dos processos;

– Promoveu mudanças nas rotinas de trabalho;

– Adquirir novas tecnologias para inovação das técnicas operacionais;

– Estender a visita da família na UTI em benefício ao paciente;

– Aprimora as medidas de segurança e prevenção de infecção relacionada à assistência a saúde.

 

O Hospital Auxiliadora, através dos comportes do Núcleo de Segurança do Paciente, utilizam métricas e práticas referenciadas e utilizadas por Hospitais de referência, tendo como objetivo realizar trabalho e orientações para as melhores práticas quanto o cuidado com a segurança do paciente, maximizar os recursos financeiros propondo reduzir eventuais desperdícios e gerar relatório de resultados no período do projeto.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Hospital Nossa Senhora Auxiliadora