eventos e notícias

Encontro Nacional da RSB-Social no Polo BH Institucional
Evento reúne representantes das Inspetorias Madre Mazzarello, Nossa Senhora da Penha e São João Bosco

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Encontro Nacional da Ação Social (ENAS) Polo BH reuniu gestores, técnicos e educadores das Unidades Educativas de Ação Social das Inspetorias Madre Mazzarello (IMM), Nossa Senhora da Penha e São João Bosco (ISJB). O encontro foi realizado na Casa de Retiro Cenáculo e contou com a assessoria da Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil e da RSB-Social, Ir. Sílvia Aparecida da Silva, assim como do assessor da RSB-Social, Pe. Agnaldo Soares Lima e da formadora da RSB-Social, Rosemeire Gomes.

 

Para participar deste momento de formação da Rede, estavam presentes os representantes das Obras Sociais da IMM:

 

 

Centro de Acolhida Chiara Palazzoli/Contagem,

Fundação Menino Jesus/Ponte Nova,

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora/Ouro Preto,

Oratório Diário Madre Madalena Morano/Barbacena,

Obra Promocional Salesiana/Minas Novas

Centro Juvenil Padre Giovanni Pini/Aparecida de Goiânia.

 

No primeiro dia, foram trabalhados elementos de integração e articulação da Ação em Rede, a partir do território e respeitando as particularidades dos projetos desenvolvidos em cada obra, com perspectivas oriundas do Compromisso da RSB-Social: Construção de competências das novas gerações para a vida.

 

No segundo dia, baseado na prática do cotidiano, foi vislumbrado um modelo de gestão para a sustentabilidade carismática. Os temas trabalhados a partir da vivência das obras contribuíram para que todos os participantes ampliassem o olhar e enxergassem a realidade com o crivo das possibilidades. Foi um encontro participativo que ocorreu em clima de alegria, entusiasmo, profissionalismo e busca.

 

Apesar dos desafios encontrados no cotidiano, era perceptível que as Obras Salesianas são testemunhas de profetismo, pois, apesar da luta pela garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, continua-se acreditando na educação social “atentas ao que o tempo exige e o Espírito inspira”. (DB)

 

Fonte: Centro Juvenil Padre Giovanni Pinni