eventos e notícias

Força e Semente do Carisma Salesiano na vida dos que passam por nós! É Festa!
Força e Semente do Carisma Salesiano na vida dos que passam por nós!

Entre 1982 e 1989 os Salesianos dirigiram e trabalharam no Educandário Dom Duarte (EDD), obra social pertencente à Liga das Senhoras Católicas (hoje Liga Solidária), que fica no Km 21 da Rodovia Raposo Tavares. Por circunstâncias várias, essa parceria não continuou, mas a força do carisma ali semeado não desapareceu.

 

No último domingo (26), lá mesmo no EDD, aconteceu um Encontro de ex-alunos que, nesse e em outros períodos, moraram na Instituição. Pe. Narciso Ferreira foi o primeiro salesiano e primeiro diretor que ali chegou em 1982.

 

Articulado por um grupo de ex-internos, liderados pelo Pe. Agnaldo S. Lima, que trabalhou no EDD entre julho de 1986 e agosto de 1987, reuniram-se mais de 80 dos antigos alunos, suas famílias e uma dezena de educadores e técnicas que lá trabalharam, sendo alguns ex-seminaristas salesianos. No total, mais de 190 adultos e crianças, já que muitos trouxeram seus filhos para conhecer o lugar onde viveram e cresceram.

 

O clima foi marcado não só pela alegria do reencontro entre tantos “irmãos” (é assim que se consideram) que não se viam há dezenas de anos, mas também pelo estilo salesiano: esporte, fotografias, almoço, celebração, sorteios de brindes, boas e felizes recordações. Não faltou nem mesmo muito “bode”, expressão usada na época para designar doces e guloseimas, que então se constituíam na alegria das mais de 300 crianças, adolescentes e jovens que moravam no Educandário Dom Duarte.

 

Passadas quase três décadas do período em que os Salesianos ali estiveram, impressiona ver quão forte e marcante é a lembrança que, os agora pais de família, possuem dos Padres e Irmãos Salesianos que ali trabalharam – com centenas de outros educadores – e do quanto aprenderam e carregam consigo dos valores transmitidos. Unanimemente, os ex-alunos presentes atestaram o quanto ter estado no Dom Duarte e conviverem com tantos Salesianos foi determinante para serem os homens e chefes de família que são hoje.

 

  

 

Ricardo Silva, da época dos Salesianos, assim expressa suas lembranças: “No nosso tempo, quando ganhávamos um brinde, no sorteio ou numa gincana, nos sentíamos felizes, poderosos, importantes. Pois éramos verdadeiras crianças. Comíamos bem... dormíamos bem, e nos horários. Tudo era bom.! Corríamos, jogávamos bola quase todo o santo dia. Nadávamos numa piscina que parecia enorme.... Hoje, somos adultos formados, com muitas profissões. Tudo isso fez de mim o homem que sou, ainda livre e com o jeito menino. Não conta para ninguém... OBRIGADO”.

 

A atual presidente da Liga Solidária, senhora Rosalu Ferraz Fladt Queiroz, fez questão de se fazer presente no evento, agradeceu a organização e a participação de todos, reafirmando ser esse local a casa de todos aqueles que por ali passaram.

 

O gosto de “quero mais” esteve presente no momento da despedida, já no final da tarde. Os bons sentimentos e bons propósitos despertados no calor e na emoção dos encontros e reencontros de amigos e, “verdadeiros irmãos”, foram levados com todos. A semente do “bom cristão e honesto cidadão” continua a produzir frutos.

 

  

 

Fonte: RSB-Social