eventos e notícias

Casa Mamãe Margarida completa 33 anos É Festa!
Casa Mamãe Margarida completa 33 anos

A obra social Casa Mamãe Margarida de Manaus (AM) completou, na terça feira (02), 33 anos de atuação, oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), além de oficinas de Arte e Educação como dança, teatro, música, canto, informática, esporte, acompanhamento escolar e oficinas temáticas para uma educação em defesa dos direitos das meninas manauaras. Assim, também há uma oferta de proteção às jovens encaminhadas à instituição via Juizado da Infância.

 

A postura pastoral educativa da Casa Mamãe Margarida é de gerar, promover e defender a vida, tendo como ponto de partida a Caridade de Cristo Bom Pastor. Dom Bosco dizia que, “Em todo jovem, mesmo no mais infeliz, há sempre um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”.


O Sistema Preventivo de Dom Bosco remonta a credibilidade no protagonismo juvenil onde a jovem não se coloca como uma mera vítima, mas agente de sua própria história, um ser humano em potencial, isto é, um sujeito ativo social e pessoalmente. “Hoje também nós, mulheres radicadas em Cristo, queremos dirigir um olhar de simpatia e amor ao mundo, mesmo que ele se apresente a nós com contornos não muito definidos como acontece em Mornese nos dias de muita neblina. ” (Atos do XX Capítulo Geral)

 

Dessa forma, o trabalho da equipe da Casa Mamãe Margarida não visa meramente “empregar” uma menina, mas principalmente ajudá-la a reconstruir sua própria história e, para isso, não se abre mão da profissionalização e de outras atividades alternativas de geração de renda. A ação educativa das FMA quer contribuir para a inserção, a permanência e o sucesso na escola das meninas que são atendidas pela obra social, agindo em favor das jovens excluídas não só para combater a pobreza, onde a solução atinge esferas mais profundas, mas para aumentar suas competências e qualidades enquanto pessoa.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Casa Mamãe Margarida, Manaus (AM)