eventos e notícias

Instituto Dom Bosco comemora 100 anos de fundação É Festa!
Instituto Dom Bosco comemora 100 anos de fundação

O sonho de 100 anos atrás do Instituto Dom Bosco se concretiza dia após dia. O Instituto não comemorou somente a data, mas, tornou o mês de março festivo resultando em belos momentos com representações fundamentais para o Centenário.

 

No dia 15 de março, educandos, educadores do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) das unidades Bom Retiro, Vila Paulistana e Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor (CCA PROVIM), voluntários, ex- educandos, jovens aprendizes e irmãs salesianas, participaram das missas comemorativas realizadas em dois períodos e presididas pelo diretor do IDB, Pe. Hélio Espínula. No mesmo dia foram realizadas gincanas, finalizadas com pizza e sorvete para os participantes. “Foi uma honra receber o convite para comemorar a abertura do Centenário do Instituto. Tive a experiência maravilhosa de estar na casa por um ano e participar da obra, tanto como educanda, quanto como voluntária. A saudade bateu forte ao rever os funcionários, que se tornaram grandes amigos e me receberam com muito carinho, e isso mostra como Deus abençoou a atitude de Dom Bosco, que, por seu esforço, plantou a semente do amor que floresce e dá bons frutos por esse século completado pelo IDB, e tenho certeza que mais virão”, declarou Samara Sousa.

 

  

 

No dia 19, os educandos foram recebidos com bexigas, com as iniciais IDB, a imagem de Dom Bosco, fotos da história do Instituto e a linha do tempo dos cursos. Após rezarem um Pai Nosso, os educandos participaram de um quiz e finalizaram cantando parabéns para a obra social e para os aniversariantes do mês.

 

No dia 30, sábado, as comemorações foram voltadas aos familiares dos educandos. Mais de 500 famílias participaram das atividades, assistindo apresentações sobre os cursos, apresentações de música, capoeira e o IDB News, um “jornal” onde educandas apresentaram a história do Instituto Dom Bosco com vídeos em formato de noticiário. Encerrando as apresentações os educandos da Vila Paulistana apresentaram uma bela coreografia com vestes dos mais diversos personagens, representando todos os trabalhos e peças já realizados pela casa. Ao fim, todos juntos no palco, com a imagem de Dom Bosco no centro, cantaram a música desenvolvida pelo educador Tiago Costa e André Reis, onde o refrão dizia: “100 anos do IDB, 100 anos do IDB. Dom Bosco quem sonhou, foi Deus quem abençoou e você quem o herdou!"

 

  

 

As famílias participaram ainda do Bazar Solidário, dança zumba, jogos coletivos como vôlei e futebol, jogos de cartas, de mesa e eletrônicos. Pintura no rosto, bicicleta e a apresentação da Capoeira, completaram o momento. Foi apresentada a “Colcha de Retalhos do Centenário”, onde na EXPO de 2018, os participantes puderam escrever em tecidos, que deu forma ao manto. Os convidados puderam deixar seus recadinhos em um espaço dedicado a nossa “Cápsula do Tempo”.

 

  

 

Jantar comemorativo

 

Em 27 de março, a comemoração foi conjunta com os parceiros do IDB. Um jantar comemorativo foi realizado com a presença de parceiros (pessoas físicas), representantes das empresas que colaboram direta ou indiretamente com o Instituto e também do poder público.  Os mestres de cerimônia Larissa Borges e Denis de Castro, responsáveis pela Pastoral do Instituto, deram as boas-vindas. Pe. Hélio agradeceu aos presentes e desejou vida longa ao Instituto, finalizando com um Pai Nosso e um viva a Dom Bosco, além de convidar o Pe. Justo Ernesto Piccinini, Inspetor Salesiano de São Paulo, a proferir algumas palavras. Surpreso, Piccinini, que já foi diretor da obra no ano de 1999, relembrou a grandiosidade e a importância que o Instituto tem na vida de crianças, jovens e adultos, emocionando os presentes. A noite seguiu com apresentações e homenagens. Adilson Lima, da empresa CUMMINS do Brasil, surpreendeu ao entregar uma belíssima placa de homenagem ao centenário do Instituto.

 

  

 

Demonstrando a gratidão a quem também é responsável pelos 100 anos da Obra, Pe. Hélio convidou os parceiros presentes para entrega da placa de agradecimento, sendo eles: Ana Carolina Araújo, representando a Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade ABRAPS; Jaqueline Braga, da Alljack Comércio; Pedro Gonçalves, da BAUARTE Bolsas; Doutora Ingrid Brabes, Brabes Sociedade de Advogados; Simone Nunes de Souza, da Canção Nova; Paulo Barreiors, Click2GIVE; Andréa Amorim e Júlia Nascimento, do Colégio Santa Terezinha; Rebeca Lopes, Centro de Referência de Assistência Social Jaçanã Tremembé CRÁS JT; Adilson Lima, Cummins BRASIL; Eduardo Oliveira, D&D Reciclagem; Nadia Martins, Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento do Estão de São Paulo DRADS Capital; Peter e Dorival, DSJ Corretora de Seguros e Interseg Corretora de Seguros; Luiz Ricardo, Escritório de Advocacia; Stylianos Mossadis, Raiany Costa, Raissa Souza, Blener Souza, representandos os ex-alunos da Escola; Ana Paula e Michelly Antunes, Fundação Abrinq; Alexandre Costa, Instituto Satya; Adriana Silva, Lorenzetti SA; Julia Takahashi, Helena Takahashi e Aparecida de Menezes, Madrinhas da Obra; Zenaide, Marte Veículos Concessionária Volkswagen; Telma Cristina Mosken, Pinacoteca de São Paulo; Alisson, Pizzol Contábil; Rafael Neves, Caricaturas; Karen Simões, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL); Silvana Correia, Velox Papelaria e Livraria; Rosângela Melatto, Voluntária da Obra; Pe. Justo Ernesto Piccinini, inspetor salesiano; Pe. Tetuo Koga, ex-diretor e vice-diretor; Pe. Dilermando Cozatti, atual capelão; Pe. Rui; Eliane Rocha, Biscoitos Bela Vista; Ir. Vera Ferreira, Creche Dom Gastão; Diego Bernardes, Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco ,Lapa; Joran e Toninho, Frigobras e Pe. Rosalvino Morán, ex-diretor e atual diretor na Obra Social Dom Bosco, Itaquera.

 

O Instituto Dom Bosco

 

Em 19 de março de 1919, o Instituto tem sua pedra fundamental lançada, inaugurando a “Escola Profissional Dom Bosco”, no bairro do Bom Retiro, oferecendo cursos de mecânica, serralheria, marcenaria e marmoraria. Hoje, o IDB é uma obra centenária 100% social que faz parte da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social).

 

A instituição localizada na região do Bom Retiro está vinculada à Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e conta com o convênio da Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria Municipal Assistência Desenvolvimento Social, da iniciativa privada e admiradores do trabalho desenvolvido em prol da juventude. Atende centenas de famílias de baixo poder aquisitivo com serviços gratuitos, distanciando-os de perigos sociais e suprindo necessidades básicas como alimentação equilibrada e saudável, assistência odontológica, acompanhamento psicológico e orientações para a vida em família e sociedade. Ao todo atende mais de 6 mil pessoas por ano, o que representa cerca de 1.500 famílias beneficiadas com alguma forma de assistência.

 

Para mais fotos e vídeos sobre o centenário, acesse o Facebook do Instituto Dom Bosco

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Instituto Dom Bosco