eventos e notícias

Comitê de Polo da Rede Salesiana Brasil Ação Social Institucional
Comitê de Polo da Rede Salesiana Brasil Ação Social

Aconteceu, nos dias 11 e 12 de março, na sede inspetorial Santa Catarina de Sena das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) em São Paulo - SP, a reunião do Comitê de Polo da Rede Salesiana Brasil Ação Social.

 

Participaram do encontro os inspetores da RSB-Social, Pe. Jeferson Luis da Silva Santos (SDB)Ir. Antonia Brioschi (FMA); os diretores executivos da RSB-Social, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. José Marinoni; os animadores das inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), além dos formadores da RSB-Social.

 

A reunião teve como objetivo o alinhamento entre o escritório de Brasília e os animadores de polo, no que tange à programação da RSB-Social para 2019 e as ações que estão sendo desenvolvidas dentro de uma perspectiva de atuação em rede.

 

Dois temas tiveram destaque. O primeiro, “Panorama da Ação Social Salesiana no Brasil e diálogo sobre os processos da RSB-Social”, foi apresentado pelo assessor da RSB-Social, Pe. Agnaldo Soares Limas, que avaliou a atuação do escritório de Brasília e a ação em rede nos Polos. O segundo tema, “Estratégias de animação para a consolidação do módulo de Gestão de Projetos do SIGAR/Bússola e aplicativo UPV – ‘Estar na RSB-Social e atuar em rede, implica em implantar e utilizar o SIGAR/Bússola’”, foi apresentado pelo formador Eduardo dos Santos Batista.

 

No encontro, a equipe também teve a oportunidade de conhecer dois projetos que contam com a participação da RSB-Social, no intuito de fortalecer as ações de ressignificação da ação social salesiana.

 

O Projeto “Fortalecimento das Capacidades dos Escritórios de Projetos e Desenvolvimento e dos Centros de Formação Profissional” foi desenvolvido e custeado pelo Ministério de Cooperação para o Desenvolvimento do governo da Alemanha (BMZ) e coordenado pela ONG salesiana Don Bosco Mondo (DBM), com a colaboração do Escritório de Projetos da Bolívia (OFPROBOL). Já o projeto “PróRede-Sul: Projeto de Fortalecimento e Desenvolvimento da Ação Social Salesiana em Rede nos Polos” é um pacote de ações promovidas pela Diretoria Executiva da RSB-Social, a partir da realidade das Inspetorias SDB e FMA para a promoção da ressignificação da ação social nas obras e presenças locais. 

 

 

 

 

 

Fonte: RSB-Social