eventos e notícias

Hospital Auxiliadora é acreditado pela ONA nível 1 Em destaque
Hospital Auxiliadora - Três Lagoas-MS

Nesta quinta-feira, (20), foi realizado uma coletiva de imprensa para falar sobre essa conquista do Hospital Auxiliadora que agora é o 1º Hospital Beneficente do Estado de Mato Grosso do Sul a ser acreditado ONA (Organização Nacional de Saúde) nível 1.

 

Sobre a ONA

 

É uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo da ação da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no país.

 

Um estudo de 2016 identifica a existência de 6.099 hospitais gerais e especializados, e destes, 254 hospitais acreditados no país. No Centro Oeste, dos 733 hospitais, 18 são acreditados, representando 2,45% do total na região, e 7,09% do total do país. Em 2018, no Mato Grosso do Sul, há 4 hospitais gerais acreditados, sendo que, beneficente, apenas o Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas-MS.

 

De acordo com a gerente de qualidade do Hospital, Daniele Mekaru a acreditação pressupõe o cumprimento de padrões através de avaliações periódicas das organizações de saúde. “O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora conta com uma gestão participativa que busca qualidade e inovação para melhoria dos seus processos atendendo com Segurança ao Paciente”, disse.

 

Para a diretora geral do Hospital, Ir. Aurelia Brioschi “essa acreditação é muito significativa para a instituição, temos melhorado todos os processos através da ONA que envolveu: médicos, colaboradores, fornecedores e hoje demos essa maravilhosa notícia e convidamos a imprensa para repassar para toda a comunidade”, disse.

 

De acordo com o diretor administrativo Marco Calderon, a instituição está focada na mudança em dados e controle de processo “A ONA é um desses passos que demos nos últimos anos, conseguimos trazer ao nosso colaborador e sociedade o método de trabalho que preocupa com a segurança do paciente, e poucos hospitais filantrópicos conseguem, estamos cada vez mais fortalecendo a gestão do hospital, para aumentar receita e trazer o conforto para os nossos pacientes”. E completou: “O próximo passo é buscar o nível 2, que é o compliance, buscamos o trabalho transparente e onde investimos em nosso hospital transferimos as informações para a sociedade, através da ONA nível 2”, concluiu.

 

A homologação da acreditação de qualidade ONA do Hospital Auxiliadora ocorreu em outubro de 2018 e o maior desafio na aquisição de qualquer nível da acreditação é a sua manutenção. É do entendimento do Hospital Auxiliadora que seguir nesse processo, requer desenvolvimento do planejamento estratégico, disciplina e perseverança.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Hospital Auxiliadora