eventos e notícias

Rede Salesiana Brasil: Juntos na defesa da Vida! Institucional
Rede Salesiana Brasil: Juntos na defesa da Vida!

Diante dos debates, neste momento, envolvendo a descriminalização do aborto no Brasil, nós Salesianos e Salesianas, representando nossas Instituições Educacionais situadas em todo o território brasileiro, e trabalhando na educação e promoção da vida, colocamo-nos totalmente contra o aborto.

 

Nos que formamos a Rede Salesiana Brasil (RSB) nos manifestamos a favor da dignidade humana, desde a sua concepção até o seu momento final.

 

Em comunhão com a Igreja e os Bispos de todo o Brasil, a RSB também reforça e reconhece a dignidade da mulher e a necessidade de combater as causas do aborto, através da implementação e melhoria das políticas públicas de modo que permitam às mulheres um atendimento digno nas áreas de saúde, segurança, educação e desenvolvimento integral.

 

O Papa Francisco, grande promotor da vida e da dignidade humana, afirma categoricamente na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium:

 

“Entre estes seres frágeis, de que a Igreja quer cuidar com predileção, estão também os nascituros, os mais inermes e inocentes de todos, a quem hoje se quer negar a dignidade humana para poder fazer deles o que apetece, tirando-lhes a vida e promovendo legislações para que ninguém o possa impedir. (...) É fim em si mesmo, e nunca um meio para resolver outras dificuldades. Se cai esta convicção, não restam fundamentos sólidos e permanentes para a defesa dos direitos humanos, que ficariam sempre sujeitos às conveniências contingentes dos poderosos de turno. Por si só a razão é suficiente para se reconhecer o valor inviolável de qualquer vida humana (...).”

 

Como cristãos, queremos nos manifestar clara e firmemente em defesa daqueles que nem ao menos têm o direito de defender-se. A vida humana é dom de Deus e todo ser humano é sagrado diante dele, de modo que em nenhuma circunstância é legítimo tirar a vida de outro ser.

 

Como Rede Salesiana Brasil nos posicionamos contra qualquer forma de manipulação da vida em favor de interesses pessoais ou de grupos que possam disso se beneficiar. Convidamos a todos os cristãos a também se posicionarem em favor da vida.

 

 

Rede Salesiana Brasil

Brasília, 08 de agosto de 2018.