eventos e notícias

Obra Social Cidade Dom Bosco Completa 57 anos de História É Festa!
Danças, comidas típicas, shows musicais, gincana e mostra de artesanatos fizeram parte da programação

Obra Social Cidade Dom Bosco comemorou na última semana os seus 57 anos de fundação, com uma programação especial para celebrar a iniciativa do saudoso Padre Ernesto Saksida no dia 03 de abril de 1961.

 

No dia do aniversário, a Pastoral Juvenil Salesiana preparou várias celebrações onde os alunos dos três períodos da Escola Estadual Dom Bosco, acompanhados dos colaboradores e educandos dos programas e projetos, foram convidados a conhecer um pouco da história da obra social.

 

No período da manhã, em missa na Paróquia São João Bosco, presidida pelo Padre Eduardo Moura, atual diretor da Cidade Dom Bosco, professores e ex-alunos deram seus testemunhos sobre a história da obra, desde os primeiros trabalhos, o convívio com o Padre Ernesto e, principalmente, a transformação social na região do bairro Dom Bosco e a sua influência no desenvolvimento de toda a região da cidade de Corumbá, visto que a obra sempre teve a educação e a promoção de cursos profissionalizantes como principais focos em sua atuação.

 

Já no sábado (07), foi um dia dedicado à confraternização e festa para toda a Cidade Dom Bosco. Durante o dia, atividades culturais foram apresentadas na Escola Dom Bosco, reunindo toda a comunidade local para comemorar a data tão importante com danças, comidas típicas, shows musicais, gincana, mostra de artesanatos do Clube de Mães e um festival de prêmios. A Escola de Samba “A Pesada”, que homenageou a Cidade Dom Bosco no carnaval corumbaense de 2018, levou seus componentes e entregou um “bonecão” utilizado no desfile, representando o Padre Ernesto, como forma de homenagem e recordação, que ficará exposto em uma sala de memórias da história da obra.

 

Também foi o dia da posse dos prefeitos da Cidade Dom Bosco, que são os representantes escolhidos pelos demais alunos dos três períodos da Escola, com direito a campanha eleitoral e votação para o mandato de um ano, período onde serão o elo entre os alunos e os educadores, além de representarem a Obra Social nas atividades e eventos oficiais. Para o ano de 2018, foram eleitos: Amanda Adelaido (3º ano D) e Débora Rios (9º ano A) para o período matutino, e Victor Hugo (6º ano B) e Luiz Guilherme (6º ano B). Todos foram empossados pelo Padre Eduardo Moura e pelo Vereador Tadeu Vieira, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá.

 

Atualmente a Obra Social Cidade Dom Bosco é dividida em diversos setores: Escola Estadual Dom Bosco, Programa Crianças e Adolescentes Felizes, Programa Adoção a Distância, Programa Adolescente Aprendiz, Clube de Mães, União dos Ex-Alunos da Cidade Dom Bosco, Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER), Pastoral Juvenil Salesiana e Paróquia São João Bosco. A iniciativa completa 57 anos de existência compondo um verdadeiro complexo de ação social e promoção humana.

 

Fonte: Pastoral Juvenil e Coordenador da AJS Corumbá(MS) / Comunicação CDB