eventos e notícias

Programa Selo Social - Um compromisso com a melhoria de vidas Boas ações
Programa Selo Social idealizado pelo Instituto Abaçaí

Na intenção de exaltar ações que visam a melhoria dos indicadores de desenvolvimento social, o Instituto Abaçaí Brasil idealizou o Selo Social, um programa que certifica entidades, empresas e órgãos públicos a partir de seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida das suas cidades.

 

Para que recebam a certificação, as instituições precisam cadastrar suas ações sociais no projeto e, em seguida, passar por todo o processo de verificação e adequação às normas do Selo Social. As regras adotadas pelo projeto visam garantir a eficácia e relevância das ações, assim como seu impacto dentro das comunidades atendidas.  

 

O programa já foi implantado, com sucesso, em cidades dos estados de São Paulo e Santa Catarina, chegando ao Distrito Federal em novembro de 2016. Na capital federal, o Programa Selo Social já conta com 17 participantes que oferecem desde ações de reinserção de egressos do sistema penitenciário, até o incentivo à doação de cabelo para confecção de perucas destinadas às portadoras de câncer.

 

A diretora executiva da Rede Salesiana de Ação Social - RSB-Social - Ir. Silvia Aparecida da Silva, comentou o inicio da parceria com o Programa Selo Social: "Nosso primeiro contato, enquanto Rede Salesiana Brasil - RSB - foi em junho de 2015, quando Áureo Giunco Junior, diretor presidente do Instituto Abaçaí, veio à Brasília para uma reunião com a Caritas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, o Governo Federal, o SESI e outras organizações, na finalidade de iniciar uma reflexão sobre a possibilidade de trazer o Programa Selo Social para o Distrito Federal. A pedido do Instituto Abaçaí, a RSB acabou sediando essa reunião e participou do momento de apresentação do Programa e da proposta de trazê-lo para o DF. O Selo Social já era conhecido pela RSB por meio das obras salesianas presentes nos municípios de São Paulo e Santa Catarina, onde o Selo Social já atua. "

 

A diretora ainda acrescenta: "Nosso objetivo em fazer esta parceria, é poder somar forças para a transformação da realidade a partir do local em que vivemos. A certificação não é apenas um prêmio a mais a ser colocado em uma galeria, é o reconhecimento concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que realmente demonstram compromisso social. É a concretização do esforço coletivo na transformação social”

 

As instituições podem ser certificadas desde que cumpram os critérios de avaliação do regulamento. Os projetos devem estar dentro dos temas que o Selo propõe (qualidade de vida, urbanização, cultura e lazer, educação, assistência social, política, economia, meio ambiente, inclusão e saúde) além de também serem observados os critérios de negatividade fiscal e impactos interno e externo do projeto.

 

A certificação concedida pelo Selo Social tem um impacto positivo sobre a credibilidade das organizações participantes, transformando-se em um importante diferencial das instituições.

 

Para mais informações, acesse o site www.selosocial.com