eventos e notícias

RSB e Atitudes Pedagógicas são temas de formação em Campinas Luzes
Fonte: ISSP.

A formação de colaboradores promovida pela Obra Social São João Bosco, de Campinas, no dia 24 de novembro, abordou a proposta da Rede Salesiana Brasil e as boas atitudes de um educador salesiano. Saiba mais.

 

A formação de colaboradores promovida pela Obra Social São João Bosco de Campinas-SP, no dia 24 de novembro, reuniu 120 participantes e teve como temas de destaque a Rede Salesiana Brasil e a salesianidade dos educadores das unidades da obra.

 

O dia teve início com a Santa Missa, presidida por Padre Glauco Landim e concelebrada por Padre Jeferson Pereira da Silva. Além da celebração eucarística, os colaboradores também prestaram homenagens ao Padre Glauco, que se despediu do trabalho pastoral em Campinas e partiu para uma nova missão.

 

Após a missa, Grazielle Foleis, c oordenadora do Núcleo Dom Bosco – Vida Nova -, lembrou os colaboradores sobre a ideia da Rede Salesiana Brasil, tratando da identidade salesiana e dos fundamentos da ação social salesiana. A coordenadora dividiu os participantes em grupos para uma dinâmica que levasse o espírito de união e pertença, salientando que a Rede é uma estrutura colaborativa e que todos nós somos rede e atuamos com o objetivo de fortalecer o serviço e realizar a conexão e a articulação que potencializa as ações da educação social. Além disso, atuar em rede incide no desempenho conjunto das diferentes áreas de atuação de cada um em prol de uma única causa.

 

Diego Sampaio, assessor de Pastoral da obra, apresentou também o tema das Atitudes Pedagógicas do Educador Leigo Salesiano, uma revisão do Caderno de Identidade Educativo-Pastoral que visa saber de onde o trabalho parte, qual é o coração da missão salesiana, as dimensões da Pastoral Juvenil Salesiana e as atitudes de um educador salesiano em relação aos seus educandos.

 

Na parte da tarde, depois da animação pós-almoço realizada para os colaboradores e orientada pelo educador Oscar dos Santos, a divisão de grupos envolvendo colaboradores da assistência social e da educação infantil propôs a elaboração de um plano de trabalho a partir das orientações do Caderno Educativo-Pastoral da RSB – Ação Social, com propostas e maneiras de aplicá-las nas diversas áreas de atuação da obra em Campinas.

 

Por fim, a equipe de animação pastoral da OSSJB preparou e apresentou um momento de reflexão sobre as bem-aventuranças, encenando uma situação e sugerindo a entrega dos corações no contexto proposto. Um dia de relembrar algumas ideias, planejar ações e aprender mais sobre ser educador salesiano no Brasil.