eventos e notícias

ENAS 2017: Ação Social Salesiana dá passos importantes para sua atuação em Rede Institucional
Fonte: Ana Lúcia da Silva Batista (animadora do Polo SP da RSB-Social) e Boletim Salesiano.

Nos dias 18 e 19 de setembro, cerca de 90 pessoas que atuam no Polo São Paulo da Rede Salesiana Brasil de Ação Social estiveram reunidas em mais um Encontro Nacional da Ação Social Salesiana em Rede, que aconteceu no Centro Santa Fé, São Paulo, SP.

 
O objetivo deste encontro foi mobilizar lideranças e membros da RSB-Social, como mecanismo de articulação, integração e fortalecimento das obras e presenças sociais de Salesianos e de Salesianas, em vista da ressignificação da ação social salesiana em rede no Brasil.

 

O encontro foi conduzido pelos diretores executivos da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, Padre Agnaldo Soares e Irmã Sílvia da Silva, e apoiado pelas animadoras do Polo São Paulo Ana Lúcia da Silva Batista e Rosemeire Gomes Silva.

 

Na abertura do encontro, Padre Edson Donizetti Castilho, inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, recordou a caminhada que a ação social salesiana faz como rede desde o início, reafirmando a importância do trabalho construído até agora e do compromisso que temos de dar continuidade a este processo. Na sequência, a Irmã Maria Guadalupe Lara Briceño leu a mensagem de acolhida e boas-vindas ao ENAS enviada pela Inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena, de São Paulo, Irmã Helena Gesser. Ela esteve presente no segundo dia do ENAS, trazendo sua mensagem de incentivo ao trabalho em rede.

 

Com seminários temáticos que trataram sobre a Identidade Carismática como elemento fundante para uma atuação em Rede e sobre a Presença das Obras Sociais no território à luz dos Compromissos Fundamentais, os participantes do ENAS puderam contribuir na construção de novos documentos referenciais para a Rede Salesiana Brasil de Ação Social. Através de reflexões em grupo e momentos de partilha, foram debatidos temas relevantes que constituem o modelo de referência para a identidade da ação social salesiana em rede no Brasil.

 

Ao final do encontro, foi construído o Pacto de Animação da RSB-Social no Polo em vista ao fortalecimento da Identidade Carismática Salesiana. Este documento define o que será realizado ao longo dos próximos 12 meses para promover localmente a ação social salesiana em rede.

 

Vale salientar que o encontro contou com a presença de 100% das obras sociais dos Salesianos de Dom Bosco (16) e das Filhas de Maria Auxiliadora (06), reafirmando o compromisso de salesianos e salesianas no fortalecimento do trabalho em rede.

 

Fonte: Boletim Salesiano