eventos e notícias

Cesam celebra resultados do Programa Petrobras Jovem Aprendiz Em destaque
Fonte: CESAM-ES e Acontece (ISJB).

A 4ª edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), uma parceria entre Cesam-ES, Petrobras e Senai, chegou ao final após seus 2 anos de duração.

 

O Programa teve início no dia 2 de outubro de 2015, com 100 adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos, sendo 55 distribuídos na Grande Vitória, 20 em Linhares e 25 em São Mateus, por meio de um serviço para o fortalecimento do vínculo e da convivência familiar e comunitária, com a oferta de qualificação socioprofissional e inserção no mercado de trabalho.

 

Dentre os resultados positivos, destacam-se os aprendizes de São Mateus e Linhares, com a participação na 8ª Mostra Tecnológica Inova Findes, na Olimpíada do Conhecimento, etapa estadua, na modalidade de Desenho Mecânico; na 9ª Edição Mundo Senaicom, apresentação da Maquete Sonda de Perfuração de Poços, projeto que participará do Inova Findes em novembro de 2017; e nas Olimpíadas do Conhecimento na área de Tecnologia da Informação.

 

Vale evidenciar também como reflexo dos valores e da essência desse programa de aprendizagem, as novas perspectivas para os menos favorecidos por meio do ingresso no Ensino Superior. No total, 16 aprendizes ingressaram na universidade nas áreas de Administração de Empresas, Pedagogia, Matemática Industrial, Psicologia, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Agronomia, Engenharia Mecânica, Direito, Música e Tecnólogo em Logística.

 

Perceber a conclusão do PPJA como expectativas de realização e concretização de sonhos para os aprendizes é o combustível necessário para o engajamento de todos os envolvidos neste programa, que tem por resultados impactos de proporções transformadoras nas vidas de jovens e suas famílias.