eventos e notícias

Comunidades da RSB celebram Dom Bosco É Festa!
Fonte: Multiplicadores e assessores da RSB. Foto principal: Colégio Dom Bosco de Porto Alegre.

A Família Salesiana em todo o mundo celebra nesta quarta-feira, 16 de agosto, os 202 anos do nascimento de seu fundador, Dom Bosco. Confira algumas atividades comemorativas e homenagens realizadas em colégios, universidades e obras sociais da RSB.   

 

Gincana estimula doação de sangue no Aniversário de Dom Bosco

 

Nos dias 16 e 18 de agosto, a Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios do Bongi, no Recife-PE, promove a Gincana “Dom Bosco, Doando Vidas”. O lema do evento é “Deus colocou-nos no mundo para os outros”, frase atribuída a Dom Bosco, e busca fortalecer a interação e o protagonismo dos jovens em vista de sua formação humana e Cristã. Uma das provas mais comentadas do evento é a de doação de sangue, que será julgada a partir do número de declarações de doação apresentadas à equipe da gincana. Esta última prova visa ampliar o banco de reserva de sangue do HEMOPE e do HIENE. Outras atividades terão como objetivo a arrecadação de alimentos não perecíveis, frascos em vidro para armazenamento de leite materno e material de limpeza e livros didáticos. Serão beneficiadas diversas instituições da cidade.

 

Gincana Dom Bosco - Recife - Aniversário de Dom Bosco

 

 


Um poema para o Santo dos Jovens

 

Os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio do Colégio Salesiano Itajaí, em Santa Catarina, foram convidados a declamar o poema "Para falar de Dom Bosco", escrito pela ex-aluna Maria de Lourdes Deglmann. A atividade faz parte da GINSAL (Gincana do Salesiano) e teve o objetivo de homenagear o santo fundador da obra salesiana. Confira:

 

 

 

 


Crianças desenham e colorem Dom Bosco

 

As crianças e adolescentes atendidos pelo Núcleo São João Batista, da Obra Social São João Bosco, em Campinas-SP, desenharam e coloriram o Santo dos Jovens. A ideia foi homenagear Dom Bosco se inspirando na técnica do artista pernambucano Romero Britto, que evoca em sua arte a alegria das formas e cores. Os desenhos dos alunos fizeram parte de uma exposição montada na unidade social nesta quarta-feira.

 

Campinas - Obra Social Dom Bosco - Aniversário de Dom Bosco

 

 


Expressões dos Filhos de Dom Bosco


O Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande-MS, abriu neste dia 16 a exposição “Expressões dos Filhos de Dom Bosco”, do artista Vinícius Ibanhez, que retrata o cotidiano da obra social Salesianos Ampare, no bairro Tiradentes, mantida pela Missão Salesiana do Mato Grosso. As obras estarão disponíveis para visitação no museu até o dia 17 de setembro, com entrada gratuita. Por meio da técnica acrílica sobre tela e inspirado no movimento Pop Arte, o artista plástico ilustra em 10 telas inéditas as melhores atividades e expressões desenvolvidas ao longo do ano pelas crianças atendidas na obra social. “O pintor Vinícius Ibanhez traz em suas obras aquilo que é mais rico em um ser humano, em especial na criança e no adolescente, que é o sentimento por entre as janelas das almas: os olhos; mostrando para nós que os filhos amados de Dom Bosco, mesmo após duzentos anos do seu nascimento, continuam sendo abraçados pelos Salesianos”, afirmou o diretor da Ampare, Irmão salesiano Rafael Stivanelli. Saiba mais. 

 

Exposição Expressões dos Filhos de Dom Bosco

 

 


Concurso de cosplay

 

O Colégio Salesiano Santa Rosa de Niterói-RJ promoveu dois grandes eventos pedagógicos de promoção da arte e da cultura: o IV Concurso de Cosplay e a I Mostra de Artes, como parte da programação especial pelos 202 anos do nascimento de Dom Bosco. A ideia, no cosplay, é se fantasiar e representar um personagem real ou fictício. O teatro do colégio foi animado por cosplayers do universo literário, filmes, HQs, séries de TV e da internet. Cada aluno desfilava sua personagem e apresentava em foto, vídeo e alguma informação sobre ela. Claro que o fundador da Congregação Salesiana esteve entre os representados.

 

Niterói - Colégio Santa Rosa - Concurso de cosplay

 

 


Festa com uma mascote muito especial

 

As comemorações do aniversário de Dom Bosco no Colégio Dom Bosco de Porto Alegre-RS contaram com a presença do Dom Bosquinho, a mascote da escola, que animou os alunos no pátio. A data festiva teve Recreio Amigo, intervalo com tempo estendido, atividades de música, dança, distribuição de cachorro-quente e muita integração entre professores, funcionários e estudantes, que juntos cantaram parabéns para o Pai e Mestre da Juventude.

 

Porto Alegre - Colégio Dom Bosco - Aniversário de Dom Bosco

 



Festival de atividades  

 

Para comemorar a data, o Centro Juvenil São Domingos Sávio, vinculado ao Patronato Bosco, em Pará de Minas-MG, está realizando diversas atividades.  São oficinas, apresentações de canto, dança, desenho, redações, tudo tendo como eixo temático a vida do Santo dos Jovens. Uma das atividades que mais chamou a atenção do jovem Cauã Barbosa do Carmo, de 12 anos, foi o festival de pipas. “Eu gostei porque a gente saiu da rotina. O tema da minha pipa é ‘Dom Bosco é o cara’, porque se não fosse por Dom Bosco nada disso teria acontecido”, afirma. Saiba mais. 

 

Pará de Minas - Patronato Dom Bosco - Concurso de Pipas

 



Crianças e adolescentes em procissão

 

Dom Bosco foi festejado também na Escola Salesiana da Colônia, em Jaboatão dos Guararapes-PE, agora Escola Nossa Senhora Auxiliadora. A escola conta hoje com 548 alunos, do 1º ao 9º ano, em dois turnos. Assim, a festa do fundador da obra salesiana está também dobrada. Nos dois turnos, neste 16 de agosto, os alunos subiram da escola à Basílica em procissão, participam da Santa Missa e, em seguida, de atividades recreativas. O presidente das celebrações é o Pe. Pereira, diretor espiritual da comunidade educativa.

 

Jaboatão dos Guararapes - Aniversário de Dom Bosco

 

 


Visita do Monsenhor Dario Viganò a obra social

 

No dia 16 de agosto, na celebração de Dom Bosco, o Centro Educacional Dom Bosco de Joinville-SC recebeu a visita do Monsenhor Dario Edoardo Viganò, prefeito da Secretaria de Comunicação do Vaticano. O Monsenhor está na cidade para participar do 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece entre os dias 16 e 20 de agosto na Diocese de Joinville. Aproveitando a estada na cidade, o padre fez uma visita ao centro educacional para conhecer as crianças e jovens atendidas na unidade. O sacerdote foi recepcionado pelos colaboradores, jovens e crianças e aproveitou para deixar uma mensagem de carinho e apreço pela obra de Dom Bosco, recordando que ele também já foi aluno de escola salesiana. O Monsenhor falou da importância da educação feita com ternura e amor e sobre como esses pontos estão presentes no modo de educar da Rede Salesiana. Por fim, num gesto de afeição e agradecimento pela presença do Monsenhor no CEDB, as crianças e jovens fizeram uma despedida calorosa, com um momento de oração pelo Papa e um abraço coletivo.

 

Joinville - Visita de Monsenhor

 

 

 

Uma celebração para os sacerdotes

No Colégio São Paulo, em Ascurra-SC, um momento singelo homenageou o diretor da escola, Pe. Dirceu Belotto (SDB), pelo Dia do Padre (4), e também celebrou Dom Bosco. Bem ao estilo de Dom Bosco, com música e alegria, os alunos da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) leram uma mensagem e ofertaram uma pequena lembrança ao diretor, como forma de lembrar todos os salesianos que desempenham papel fundamental na distribuição dos valores que Dom Bosco tanto prezava. No domingo, dia 6, educadores, alunos e famílias reuniram-se na capela da escola para a celebração eucarística em ação de graças ao mês das vocações e a Dom Bosco, além da passagem do Dia dos Pais.

 

Ascurra - Colégio São Paulo - Dia do Padre

 



Festa no pátio do Colégio Leão XIII

 

Neste dia 16 de agosto, o Colégio Salesiano Leão XIII de Rio Grande-RS realizou uma grande homenagem festiva para Dom Bosco. O aniversário do Pai e Mestre da Juventude foi comemorado com um animado "Parabéns a você" e muitos balões representando as cores da Rede Salesiana.  

 

Colégio Salesiano Leão XIII - Aniversário de Dom Bosco

 

 

 

10ª edição da Ofibosco

 

Para celebrar o Aniversário do Santo, a Faculdade Dom Bosco já realiza há 10 anos uma manhã com uma série de oficinas gratuitas voltadas para estudantes do ensino médio, alunos da Faculdade e público em geral: a 10ª Ofibosco. Na manhã do dia 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 11h, professores, acadêmicos da faculdade e convidados irão ministrar cursos práticos que envolvem diversas áreas do conhecimento, como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária e Sistemas de Informação, graduações oferecidas pela Instituição, além de temáticas relacionadas à comunicação, marketing, redes sociais, educação no trânsito, entre outras. Mais informações aqui

 

ofifi2-768x768

 

 

 

Diversão, arte e oração

 

O Centro Juvenil São João Batista de Poxoréu-MT comemorou o nascimento de Dom Bosco no dia 12 de agosto. O dia teve início com a santa missa presidida pelo Pe. Zenildo Rosa, com a entrada da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e do quadro de Dom Bosco.  Em seguida, a festa reuniu crianças, adolescentes, jovens, equipe educativa, cooperadores salesianos, voluntários e catequistas. Os alunos animaram a festa com apresentações teatrais, arranjo de viola caipira e coreografias. Brincadeiras, jogos de caça ao tesouro e conhecimentos gerais também fizeram a festa da criançada.

 

Poxoréu - Centro Juvenil São João Batista - Aniversário de Dom Bosco

 

 

 

A festa nos colégios de Salvador

 

No Colégio Dom Bosco, na capital baiana, houve uma celebração eucarística celebrada no ginásio Nossa Senhora Auxiliadora e presidida pelo diretor da escola, Pe. Eliano Queiroz, além de apresentações artísticas, solidariedade, homenagens aos pais e jogos internos. Na sexta-feira, 18, no Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) também terá uma missa festiva e a abertura dos jogos internos. Lembrando que o Colégio Dom Bosco tem, desde 2015, uma escultura especial pelo bicentenário de Dom Bosco, no canteiro da avenida Paralela com a Santo Antônio de Pádua. A obra é do artista baiano Bel Borba.

 

Salvador - Colégio  Dom Bosco - Escultura do Bicentenário
Inauguração da escultura do bicentenário (2015).

 

 

 

Celebrações em Lins

 

A comunidade do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), em Lins-SP, participou da missa em homenagem aos 202 anos de São João Dom Bosco, que ocorreu no dia 15 de agosto, na Paróquia Dom Bosco. No final da celebração, a diretora Ir. Ivone Yared deixou a todos uma linda mensagem, e os alunos encenaram Dom Bosco coroando as Irmãs “Filhas de Maria Auxiliadora”, prestando uma linda homenagem.

Também na cidade de Lins, a comunidade do Centro Universitário UniSalesiano assistiu a uma missa na paróquia Dom Bosco e, após a celebração eucarística, todos foram convidados a visitar as novas instalações do UniSalesiano. O dia também celebrou os 50 anos de Profissão Religiosa do vice-reitor e diretor geral do campus de Lins, Pe. Giulio Boffi (sdb).  

 

.

 

 

 

Missa em Aracaju

 

Nesta quarta-feira aconteceu a missa de homenagem aos 202 anos de São João Bosco no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju-SE. A celebração foi presidida pelos padres Herisson Leandro, Paulo Henrique, Orsini Nuvens e Aguinaldo Lima e contou com a participação de colaboradores, alunos e pais de alunos.

 

Aracaju - CSNSA - Aniversário de Dom Bosco

 

 

 

Celebrações em Araçatuba

 

O UniSalesiano de Araçatuba-SP prestou homenagens ao fundador do Salesiano, São João Bosco, com duas missas celebradas no dia 15. Na oportunidade, os pais também foram lembrados pelo seu dia, comemorado em 13 de agosto. Pela manhã, o pró-reitor de Pastoral, Pe. Ademir Oliveira, destacou em sua homilia a história de Dom Bosco, que ficou órfão de pai aos dois anos e viu na mãe, Margarida, os princípios da paternidade. “Mesmo passando necessidade, a mãe de Dom Bosco sempre dividia com a vizinhança as partes dos animais que matava para alimentar sua família. Ele começou a ver aí um ambiente familiar e assumiu a identidade de pai para os jovens”, lembrou. Segundo padre Ademir, São João Bosco baseou-se no Sistema Preventivo para educar crianças e adolescentes, método educativo baseado na razão, na religião e na “amorevolezza”, palavra sem tradução na língua portuguesa, identificada como bondade. “Razão, que é a busca do conhecimento, a pessoa tem que se tornar mais competente. A fé é o sentimento que transcende o que é o conhecimento, a intimidade com Deus. E a amorevolezza, que é mais do que amar, é a pessoa se sentir amada simplesmente por estar ao lado da outra”, definiu. Durante a noite, foi a vez do Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, ministrar a celebração em homenagem a Dom Bosco e aos pais. Também houve a benção dos alunos para esse segundo semestre de 2017. O reitor lembrou o sonho de Dom Bosco em se formar padre para poder ajudar os mais necessitados. “Dom Bosco era pobre e percebeu que sem estudo não chegaria em lugar nenhum. A vida dele foi uma luta até se tornar padre. Para pode estudar, ele trabalhou durante a adolescência como ajudante de padeiro, alfaiate e sapateiro”, comentou, ao frisar a importância do estudo na vida de todos. No final das duas celebrações, realizadas no auditório Papa Francisco, os pais presentes receberam bênçãos e foram homenageados com cânticos e bombons.
 

Araçatuba - UniSalesiano - Aniversário de Dom Bosco